A obra de restauração em concreto da PRC-280, entre Pato Branco e Clevelândia, atingiu 60,65% de execução, segundo o levantamento do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) referente ao mês de abril. No mês anterior, o avanço era de 46,76%.
Os trabalhos seguem concentrados no trecho de cerca de 19 quilômetros entre Pato Branco e Mariópolis, onde o tráfego opera em sistema de pare-e-siga 24h. Já entre Mariópolis e Clevelândia, a pista de concreto está finalizada e o tráfego flui normalmente.
A obra utiliza a técnica whitetopping, que aproveita o pavimento asfáltico existente como base para a aplicação de concreto, resultando em maior durabilidade — com vida útil estimada em 20 anos.
Melhorias previstas
Além do novo pavimento, o projeto prevê: Implantação de terceiras faixas em pontos críticos; Nova sinalização horizontal e vertical; Sistema de drenagem superficial de águas; Instalação de defensas metálicas; Revegetação com grama nos taludes dos alargamentos.
O trecho completo da intervenção da PRC-280, abrange 37,49 quilômetros, do trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia, até o início do lote 6 das novas concessões rodoviárias, no perímetro urbano de Pato Branco. O investimento total é de R$ 180,9 milhões, com conclusão prevista para novembro de 2025.
“Rodovia virou estrada modelo”, diz deputado Guerra
O deputado estadual Luiz Fernando Guerra destacou o avanço como um marco histórico para a região Sudoeste:
“Hoje é mais um dia extremamente importante, pois a PRC-280 acaba de atingir a marca histórica de 60% da conclusão da terceira e última fase da reconstrução dessa rodovia, e isso é um orgulho para todos nós. O que antes era uma rodovia da morte, hoje é uma estrada modelo, não só para o Paraná, mas também para o Brasil. Me comprometi com esse movimento ainda no ano de 2018, e desde então, movi mundos e fundos para que isso fosse concretizado”, afirma o parlamentar.
Atenção redobrada no tráfego
O DER orienta que os motoristas redobrem a atenção ao trafegar pela PRC-280, respeitando as sinalizações e as orientações da equipe da obra. Também recomenda a utilização de rotas alternativas, como a BR-158 e a PR-459, especialmente nos horários de pico.
Comentários estão fechados.