Pelo Portal da Transparência do Município, obra deveria ter sido entregue em 17 de maio, conforme contrato firmado
Iniciada em fevereiro de 2023, a obra de construção de uma nova casa temática e revitalização da praça ao lado a Matriz São Pedro Apóstolo, em Pato Branco, não deve ficar pronta até o prazo estipulado pela administração público que, inicialmente, havia anunciado a entrega da obra em até 120 dias a partir da data de início, ou seja, a entrega da casa temática e da revitalização deveria acontecer no primeiro semestre deste ano.
De acordo com o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Pato Branco, o secretário de Engenharia e Obras do município, Daniel Parcianello afirmou que o prazo de conclusão da obra deve se estender em mais 60 dias a partir da data de ontem (24 de maio).
Ainda, o Departamento apontou que a empresa responsável pela construção e revitalização, a L. RITA – EIRELI, de Dois Vizinhos, foi notificada devido ao não cumprimento do prazo. O valor do presente contrato do Município com a empresa vencedora da licitação, registrado com o número 362/2022, é de R$ 1.782.530,83.
Segundo o Portal da Transparência, a construção da Casa Temática com área de e 229,98m² e revitalização da Praça de Transição e Sacra com área de 2.230,00m² tem apenas 0,10% da obra concluída, sendo que a última medição foi realizada ainda em março deste ano. Até o momento, a empresa recebeu apenas R$1.782,53 referente a medição realizada em 27 de março.
Ainda, em divergência com a informação repassada pelo município de que a conclusão da obra aconteceria em julho deste ano, a informação presente no Portal da Transparência previa a conclusão para o dia 17 de maio de 2023.
Relembre
Em matéria publicada pelo Diário do Sudoeste em fevereiro deste ano foi apontado que, conforme o projeto apresentado ao Legislativo, em 2022, quando foi aprovado Crédito Especial para a obra, a Casa Temática seria alterada em grande parte, se não totalmente, o aspecto da praça atual, que foi entregue à comunidade em 2013, juntamente com a casa que foi consumida pelo fogo em 26 de fevereiro de 2021.
A nova casa será em estrutura metálica, beirais em madeira, telha de concreto e piso de madeira colada. O entorno será de vidro translúcido, buscando a conectividade visual interna e externa, para favorecer a multidisciplinaridade da obra e trazer o conceito de vitrine, com conectividade interna e externa, evidenciando as decorações e eventos, além de potencializar a interação da obra com o exterior. São 229,98m² de construção.
A casa deverá ser utilizada para diversas atividades culturais durante o ano, seguindo cronograma que deverá ser criado pelo Departamento de Cultura e a Secretaria de Educação e Cultura.
Praça
Além da construção da Casa Temática, a praça descrita pelo Município como de transição, também deve passar por revitalização.
O espaço que faz a ligação entre a rua Tocantins e a praça Presidente Vargas, deverá manter o acesso secundário para o templo. Serão 2.230,00m² de obra, preservados os elementos sacros, luminárias com placas em homenagem aos padres que passaram pela igreja e as oliveiras atuais deverão ser mantidas.
Comentários estão fechados.