Dentro dos próximos 70 dias, devem iniciar as obras do Centro Cultural de Saudade do Iguaçu. A informação é do presidente da Associação do Centro Cultural, Gilmar Bertoldi.
A estrutura será construída junto ao Parque do Lago — em um terreno doado pela prefeitura —; e receberá o investimento de, aproximadamente, R$ 5 milhões, oriundo da Lei Rouanet, em parceria com a empresa Engie Energia e o Ministério da Cultura, que aprovou o projeto [o qual foi elaborado pela empresa Repense Arquitetura e Projetos, de Florianópolis].
Segundo Bertoldi, a obra será acompanhada pela associação, enquanto que o prazo de entrega é em torno de 15 meses. Ele afirma que o recurso também será destinado para mobiliar a estrutura, a qual contará com auditório com capacidade para 300 pessoas, além de salas para exposições.
Como tudo começou
De acordo com o presidente da entidade, o projeto iniciou ainda em 2014, quando um grupo de pessoas [interessadas em cultura e com o objetivo de ajudar o município] se uniu e criou a associação, com o apoio da Engie, para o desenvolvimento também do projeto da estrutura.
Durante esses anos, as ações culturais vinham sendo realizadas na Câmara de Vereadores, Prefeitura, Colégio Estadual Duque de Caxias, bem como no Clube da Média e Terceira Idade.
“Com essa estrutura, a ideia é que a associação atenda toda a sociedade saudadense no desenvolvimento de atividades culturais e às demais ações que o Centro possa ser cedido para uso, como eventos escolares e uso geral da população”, afirma.
Para Bertoldi, “é gratificante, após sete anos de intenso trabalho e luta, um grupo de pessoas unidas em prol de um objetivo alcançar e disponibilizar a toda a sociedade uma obra fantástica”.