Paraná inicia ampliação viária com foco em mobilidade e segurança
As obras de ampliação do Contorno Sul de Curitiba e de duplicação da PR-423, entre Araucária e Campo Largo, começaram nesta sexta-feira (19) com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior. As intervenções fazem parte do contrato da concessionária Via Araucária, responsável pelo Lote 1 do novo programa de concessões rodoviárias do Paraná. O objetivo é ampliar a mobilidade urbana, aumentar a segurança viária e fortalecer o escoamento de cargas na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Ratinho Junior destacou que os investimentos reforçam a estratégia do Estado de modernizar a infraestrutura e a logística.
“Em apenas um ano de concessão já temos obras importantes em andamento, o que demonstra que o modelo adotado deu certo. No Contorno Sul, vamos ampliar as marginais e chegar a quatro pistas em cada sentido, trazendo mais segurança e melhorando o acesso da população. Já a duplicação da PR-423 cria um novo eixo logístico, fundamental para desafogar o trânsito urbano de Curitiba”, afirmou.
Segundo o governador, as obras também geram empregos e movimentam a economia paranaense.
Detalhes do Contorno Sul
A primeira etapa do Contorno Sul prevê 6 quilômetros de vias marginais, conectando trechos já existentes. As marginais terão duas faixas de tráfego, passeio, ciclovia e uma nova ponte sobre o Rio Barigui. Essa fase será concluída até 2027.
O projeto inclui ainda duas pistas em cada sentido, acostamento, canteiro central, iluminação, trincheiras e seis passarelas para pedestres, além de ciclovias nos dois lados da via. Até 2029, a rodovia principal será ampliada para quatro faixas por sentido.
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, ressaltou o impacto regional da intervenção:
“Mais do que ampliar a infraestrutura viária, as obras no Contorno Sul trazem segurança e melhoram o fluxo diário de quem se desloca entre Curitiba, Araucária, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais.”
PR-423: duplicação estratégica
As equipes também iniciaram a duplicação de 26 quilômetros da PR-423, ligando Araucária a Campo Largo. A obra vai do km 9 ao km 35, incluindo dispositivos de acesso em desnível, acostamento, canteiro central e iluminação. A previsão é concluir até fevereiro de 2027.
De acordo com o diretor-presidente da Via Araucária, Sérgio Santillán, o cronograma segue dentro do previsto após o licenciamento ambiental.
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, destacou que o modelo de concessões acelerou a execução:
“Estamos hoje com a duplicação da PR-423 e o Contorno Sul em ritmo acelerado, garantindo respeito com os paranaenses.”
Apoio político e impacto econômico
O presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, afirmou: “Aqui no Paraná damos exemplo de como se trabalha! E trabalhar, pra nós, é garantir que cada obra, cada investimento e cada parceria cheguem na ponta. A PR-423 é mais uma prova disso: são 26 km de melhorias que vão trazer mais segurança, agilidade e qualidade de vida para milhares de pessoas entre Araucária e Campo Largo. Um esforço conjunto que envolve escuta, planejamento e entrega. Nosso trabalho em defesa das cidades e das pessoas continua”.
Já o prefeito de Araucária, Gustavo Botogoski, lembrou que a duplicação da PR-423 é uma demanda histórica da região. O prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, reforçou que a obra eliminará um gargalo de mobilidade e permitirá o crescimento das cidades.
Outras obras no Lote 1
O pacote de concessões também contempla a duplicação do Contorno Norte de Curitiba, já iniciada em junho, com quase 17 km e sete novos viadutos até 2027. Além disso, em julho foi iniciada a construção de um Ponto de Parada e Descanso (PPD) na BR-277, em Irati, que será entregue ainda em 2025.
Ao todo, o Lote 1 prevê R$ 13,1 bilhões em investimentos em 473 km de rodovias federais e estaduais, abrangendo a BR-277, PR-423 e os contornos Sul e Norte da capital. As melhorias incluem duplicações, passarelas, ciclovias, viadutos, marginais e sistemas inteligentes de monitoramento de tráfego.





