Durante a audiência pública realizada na quarta-feira (14), na Câmara de Pato Branco, para debater a construção do novo Paço Municipal, o prefeito Robson Cantu pediu aos vereadores para marcar uma referente a construção do Teatro Naura Rigon. Ao se referir que as obras estão interrompidas.
Um incêndio de grandes proporções em abril de 2018 deixou em escombros o teatro, e apenas cinco meses depois, o Município anunciava que projeto já estava pronto, sendo aguardado a liberação do seguro, para dar início ao processo de reconstrução.
Os escombros do teatro foram demolidos em 2019 e em seguida foi realizada a remoção dos entulhos.
Já em novembro de 2020, o então prefeito assinou a ordem de serviço para a construção do novo teatro, e conforme divulgado pelo Diário do Sudoeste, em janeiro deste ano, uma nova limpeza, para a retirada da vegetação, para início das obras foi realizada.
A empresa que teve a ordem de serviço assinada pelo Executivo em 2020 até chegou a começar os trabalhos, tendo realizada parte da fundação, contudo, atualmente os trabalhos estão suspensos.
Procurado pelo Diário, o Município se manifestou em nota afirmando que “a Administração Municipal de Pato Branco destaca que preza pela construção do teatro, a fim de dar à população um novo espaço de cultura, amplo e com a devida segurança.”
A mesma nota afirma que as obras foram interrompidas “após uma análise detalhada do projeto estrutural, a Secretaria de Engenharia e Obras identificou uma série de incompatibilidades, que se fossem executadas haveria grandes chances do comprometimento da estrutura”, ainda de acordo com a manifestação, “a empresa que desenvolveu o projeto não retornou à procura da Secretaria para correção. Devido a isso, um novo processo de contratação foi aberto e já há uma nova empresa trabalhando no novo projeto.”
O encaminhamento segundo a nota, é de que “assim que concluído [o novo projeto], as obras retornarão.”
De acordo com o Município, até o momento foi feita a terraplanagem, remoção da antiga central de energia, executada a fundação e fechamento com tapume.
A Secretaria de Engenharia e Obras de Pato Branco confirma que o novo projeto estrutural deve ser concluído nas próximas semanas, também que “não houve pagamento para a empresa que não retornou a procura para a correção. Ela recebeu multa conforme especificado em contrato.”
Com relação a empresa que está realizando o novo projeto, a secretaria informou que a contratação foi feita com dispensa de licitação.
Também de acordo com a Secretaria, a nova empresa passa a ser responsável pelo projeto, uma vez que está “sendo revisado e alterado. [Assim], o profissional atual passa a ser responsável pelo projeto estrutural todo.”
Por fim, o tempo de execução da obra é de 240 dias, o que de acordo com o setor de Engenharia e Obras será calculado quando encerrada a revisão do projeto, excluindo o tempo parado.
Acompanhe os trâmites da licitação do novo teatro.