A cooperativa Sicredi Soma foi palco, na terça-feira (14), da segunda reunião dos Encontros dos Núcleos Cooperativos do Sistema Ocepar de 2025. O evento reuniu 79 lideranças vindas de 16 cooperativas do Sudoeste paranaense, abrangendo ramos agropecuário, crédito, consumo e transporte.
No discurso de abertura, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, reforçou a importância das alianças intercooperativas, especialmente diante de desafios econômicos globais.
“Temos um imenso potencial de realizar ações conjuntas e alianças, independentemente de ramo. O objetivo deste encontro é ouvir as cooperativas e potencializar contribuições para aprimorar ainda mais o setor”, destacou.
Temas estratégicos: alianças, gestão de riscos e inclusão
A pauta incluiu debates sobre segurança de armazenamento, gestão de risco de imagem e políticas de apoio na eleição 2026, defendendo apoio a parlamentares comprometidos com o cooperativismo.
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, apresentou o selo ABNT de Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres, reconhecimento para empresas e cooperativas que promovem ambientes igualitários e seguros.
“O selo cria ambientes mais inclusivos e seguros, fortalece a reputação e atrai talentos, estando alinhado à Agenda 2030 e aos princípios da igualdade”, explicou Dal Ponte.
Município apoia evento estadual de cooperativismo em 2026
O prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, manifestou apoio para sediar o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses em 2026, colocando as estruturas do município à disposição das entidades.
“É uma honra receber tantas lideranças que contribuem de forma determinante para o desenvolvimento regional”, afirmou Dutra.
Presenças e continuidade dos trabalhos
Participaram do encontro o coordenador do Núcleo Sudoeste da Ocepar e presidente da Sicredi Soma, Clemente Renosto, o vice-coordenador Paulo Pinto (Coprossel), o diretor-executivo da Tradição, Fernando Tonus, e o presidente da Camisc, Nelson de Bortoli, entre outros.
A rodada anual dos Encontros de Núcleos Cooperativos teve início em Guarapuava, passa por Ubiratã e termina em Cascavel, reunindo até o momento 159 lideranças de 31 cooperativas dos ramos agro, crédito, saúde, infraestrutura e consumo, fortalecendo alianças e projetos conjuntos em todo o Paraná.