A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, nesta sexta-feira (14), uma operação de combate a crimes transfronteiriços na região de fronteira com o Paraguai, a Argentina e a Bolívia. A ação, que se estendeu por uma semana, de 7 a 14 de junho, mobilizou 90 policiais rodoviários federais de diversos estados, com o objetivo de intensificar a fiscalização e coibir o tráfico de drogas, armas e outros ilícitos.
Apreensão recorde de drogas e prisões
Durante a operação, as equipes da PRF apreenderam 11,9 toneladas de drogas, incluindo maconha e cocaína, além de 875 munições e quatro armas de fogo. Ao todo, 41 pessoas foram presas em flagrante. As ações se concentraram nos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul, que fazem fronteira com os três países vizinhos e são rotas estratégicas para o tráfico internacional.
No Mato Grosso do Sul, logo no primeiro dia da operação, foram apreendidas 2,6 toneladas de maconha e 825 munições em Campo Grande, escondidas em uma carga de ferro. Em Terenos, a PRF localizou 125 kg de cocaína em meio a uma carga de carne.
No Paraná, a cidade de Guaíra foi palco da apreensão de cinco mil cigarros eletrônicos contrabandeados, ocultados em uma carga de grãos. Em Mercedes, uma carreta carregada com 600 mil maços de cigarros também foi apreendida.
A operação contou com a participação de equipes especializadas da PRF, como o Núcleo de Operações Especiais (NOE) e o Grupo de Operações com Cães (GOC), que trabalharam em conjunto com equipes locais dos Grupos de Patrulhamento Tático (GPT). A expertise e o trabalho intenso dos policiais resultaram em diversas ocorrências nos dois estados.
Leia também
- Concreto da PRC-280 entre Pato Branco e Clevelândia alcança 17,23% em apenas um mês
- MPPR recomenda anulação de leilões da área do aeroporto de Francisco Beltrão
Resultados da Operação
- 11,9 toneladas de drogas apreendidas (3,9 t nas regiões de fronteira)
- 4 armas de fogo apreendidas
- 875 munições apreendidas
- 25 veículos recuperados
- 1,1 milhão de maços de cigarros apreendidos
- 8.639 cigarros eletrônicos apreendidos
- 170 pessoas detidas
- 12.982 veículos fiscalizados
Números Detalhados por Estado
Paraná:
- 4,3 toneladas de drogas apreendidas
- 8.546 cigarros eletrônicos apreendidos
- 13 veículos recuperados
- 1,08 milhão de maços de cigarros apreendidos
- 1 arma de fogo apreendida
- 81 pessoas detidas
- 7.110 veículos fiscalizados
Mato Grosso do Sul:
- 7,6 toneladas de drogas apreendidas
- 93 cigarros eletrônicos apreendidos
- 12 veículos recuperados
- 59.750 maços de cigarros apreendidos
- 3 armas de fogo apreendidas
- 875 munições apreendidas
- 89 pessoas detidas
- 5.872 veículos fiscalizados
Os estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná, por fazerem fronteira com Bolívia, Paraguai e Argentina, são rotas de trânsito de drogas, armas e produtos contrabandeados. Em 2024, os dois estados foram responsáveis por 65% das apreensões de drogas (maconha, cocaína e derivados) realizadas pela PRF em todo o país, com mais de 545 toneladas apreendidas, de um total de 825 toneladas em todo o Brasil.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.