A Operação Sinergia II, lançada pela Secretaria da Segurança Pública (SESP) durante a Missão Paraná, no Oeste do Estado, encerrou no domingo (27) com resultados expressivos no combate à criminalidade. Realizada entre os dias 22 e 27 de julho, a ação percorreu todas as regiões do Paraná e teve como objetivo reforçar a presença do Estado nas ruas, garantindo mais segurança à população.
Durante os seis dias de operação, as forças policiais apreenderam 12,4 toneladas de drogas, efetuaram 271 prisões, cumpriram 375 mandados judiciais, abordaram cerca de 30 mil pessoas e apreenderam 99 armas de fogo. Além disso, foram realizadas 72 revistas prisionais, 103 exames periciais, 97 veículos foram apreendidos e 22 carros roubados foram recuperados.
Das drogas recolhidas, 12.267 kg eram de maconha, 76 kg de cocaína e 52 kg de crack, representando um prejuízo de mais de R$ 2,1 milhões ao crime organizado.
Ação integrada e inteligência policial
A Operação Sinergia II contou com efetivos da Polícia Militar (PMPR), Polícia Civil (PCPR) e Polícia Penal do Paraná (PPPR), além de unidades especializadas, sob coordenação da SESP. Todo o trabalho foi planejado com base em dados de inteligência e no diálogo com as lideranças locais.
“É um grande trabalho integrado das forças de segurança do Paraná, em parceria com a comunidade, seguindo a visão do governador Ratinho Junior. Mostramos que estaremos presentes em qualquer lugar do estado, sufocando o crime organizado e garantindo a ordem pública”, destacou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
Destaque: desativação de porto clandestino em Guaíra
Entre as principais ações, está a demolição de um porto clandestino em Guaíra, na fronteira com o Paraguai, considerado ponto estratégico para o tráfico internacional de drogas. A estrutura era utilizada como rota logística do crime organizado. A destruição do local foi feita com cargas explosivas controladas, em operação conjunta com a Polícia Federal, por meio do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom), além do BPFron, BOPE e o TIGRE da PCPR.
Missão Paraná: gestão próxima das regiões
A Operação Sinergia II fez parte da Missão Paraná, que transferiu temporariamente a estrutura administrativa da SESP para o interior, entre 21 e 27 de julho. A iniciativa incluiu reuniões com lideranças regionais e a comunidade, além de palestras abertas, como a do Programa Mulher Segura, que reuniu mais de 1.200 participantes.
O evento também promoveu encontros dos conselhos de segurança locais, ampliando a participação popular na construção das políticas públicas de segurança.
Comentários estão fechados.