As forças de segurança do Paraná deram início, nesta terça-feira (22), à Operação Sinergia II, uma mobilização integrada da Polícia Militar (PMPR), Polícia Civil (PCPR), Polícia Penal (PPPR) e Polícia Científica. A iniciativa tem como foco o reforço do policiamento ostensivo, prevenção de crimes e repressão qualificada em cidades estratégicas do Interior.
A ação faz parte da Missão Paraná, programa da Secretaria da Segurança Pública (Sesp) que transfere temporariamente sua estrutura administrativa para o Interior do Estado, com o objetivo de aproximar a gestão da realidade local e promover ações coordenadas de segurança.
Municípios-alvo da Operação Sinergia II
A operação concentra esforços nas cidades de:
- Paranavaí
- Marechal Cândido Rondon
- Guaíra
- Toledo
- Francisco Beltrão
Nessas localidades, todo o efetivo disponível, tanto operacional quanto administrativo, foi mobilizado para reforçar a presença do Estado nas ruas.
“A Operação Sinergia II mostra a presença real do Estado e a força das nossas polícias. Estamos onde é preciso, com inteligência, estratégia e integração. Nosso objetivo é sufocar o crime e proteger quem trabalha e vive em paz no Paraná”, declarou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
Atuação integrada com base em dados de inteligência
Coordenada pela Sesp, a Operação Sinergia II conta com unidades especializadas de todas as corporações envolvidas, reunindo informações estratégicas dos sistemas de inteligência da Secretaria. A definição das cidades-alvo levou em consideração indicadores criminais e diálogo com lideranças locais, respeitando as diretrizes da Missão Paraná.
Missão Paraná aproxima gestão das comunidades
A Missão Paraná é uma iniciativa inédita da Secretaria da Segurança Pública que leva a sede administrativa da pasta ao Interior até o dia 27 de julho. A proposta é visitar diversos municípios, ouvir a população e lideranças locais, e construir soluções conjuntas para os desafios de segurança pública.
A Operação Sinergia II é considerada um dos principais braços operacionais do programa, promovendo ações ostensivas, presença policial qualificada e resposta rápida ao crime.
Comentários estão fechados.