Polícia Militar realiza blitz e aborda centenas de veículos, visando a segurança no trânsito
Durante os últimos dias, equipes policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar, pertencente ao 5º Comando Regional de Polícia Militar, executaram intensas operações de fiscalização de trânsito em pontos estratégicos da cidade. As ações, que ocorreram entre os dias 6 e 9 de junho de 2023, resultaram na abordagem de mais de 240 motocicletas e 200 automóveis, além da confecção de aproximadamente 90 autos de infração de trânsito.
As atividades, conduzidas de forma minuciosa, levaram à apreensão de sete motocicletas e três carros, além da lavratura de autos de infração para os condutores. Dentre as principais irregularidades constatadas estão a condução de veículo sem carteira nacional de habilitação, licenciamento em atraso, descarga livre e alteração de características.
Além da verificação da situação documental, as motocicletas foram alvo de fiscalização quanto à excessiva emissão de ruídos provenientes de escapamentos alterados, que têm perturbado o sossego da população. Essas ações visam coibir práticas ilícitas, prevenir acidentes e conscientizar motoristas e pedestres para um trânsito mais seguro.
De acordo com as autoridades do 3º Batalhão, operações desse tipo serão realizadas de forma rotineira, em horários e locais estratégicos da cidade. A intenção é garantir a segurança viária, reforçar o cumprimento das normas e conscientizar os condutores sobre a importância do respeito às leis de trânsito.
A Polícia Militar ressalta a importância da colaboração da população. Ao se deparar com uma blitz de trânsito ou abordagem policial, é recomendado que os motoristas reduzam a velocidade do veículo, desliguem o som, abaixem os vidros e sigam as orientações dos agentes de trânsito. É fundamental estacionar no local indicado e apresentar as documentações solicitadas, contribuindo, assim, para a segurança de todos.
É válido destacar que desobedecer às ordens impostas pelos agentes de trânsito durante uma blitz pode resultar em autuação, de acordo com o Artigo 195 do Código de Trânsito Brasileiro, caracterizando infração grave e sujeito à penalidade de multa. Além disso, o condutor também pode ser notificado pelo Artigo 210 do CTB, referente à transposição de bloqueio viário policial, sendo essa uma infração gravíssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, multa no valor de R$ 293,47, apreensão do veículo e suspensão do direito de dirigir.
A Polícia Militar orienta a população a colaborar com seu trabalho e denunciar qualquer irregularidade, garantindo o anonimato do denunciante. Para isso, é possível ligar para os números 181 e 190 ou baixar o aplicativo “190” disponível na Play Store.
Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro e responsável.
Comentários estão fechados.