O Operário Ferroviário largou na frente nas quartas de final do Campeonato Paranaense 2026. Na noite deste domingo (1º), no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, o Fantasma venceu o Azuriz FC por 2 a 0 no jogo de ida do mata-mata.
Os dois gols do time alvinegro foram marcados ainda no primeiro tempo. O volante Vinícius Diniz abriu o placar, e o lateral-esquerdo Moraes ampliou a vantagem antes do intervalo. Com o resultado, o Operário pode até perder por um gol de diferença no confronto de volta que, mesmo assim, garante a classificação para a semifinal.
Já o Azuriz precisa vencer por três gols de diferença para avançar de forma direta. Caso conquiste uma vitória por dois gols e empate o saldo do duelo de ida, a decisão da vaga será definida nas cobranças de pênaltis.
Operário domina o primeiro tempo e constrói vantagem
O Operário iniciou a partida em ritmo forte e pressionando o adversário. Logo aos 5 minutos, em contra-ataque rápido, Boschilia avançou e serviu Léo Gaúcho, que finalizou com força, mas parou na defesa do goleiro Enzo.
O Azuriz respondeu três minutos depois, em chute de João Felipe da entrada da área, defendido por Vágner. A equipe visitante adotava postura mais fechada, apostando nos contragolpes.
Aos 17 minutos, porém, o Fantasma abriu o placar. Boschilia cobrou falta para a área, e Vinícius Diniz subiu livre para cabecear no canto esquerdo baixo. Enzo ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol.
O time da casa seguiu melhor. Aos 20, Ary Garcia bloqueou chute de Léo Gaúcho e impediu o segundo gol. A pressão, contudo, resultou em novo acerto aos 40 minutos. Vinícius Diniz lançou na área, e Moraes pegou firme na bola para ampliar a vantagem do Operário antes do intervalo.
Athletico cancela contratação de Edwuin Cetré
Azuriz reage, mas não consegue diminuir
Na segunda etapa, o Azuriz avançou suas linhas em busca do gol que recolocaria a equipe no confronto. Logo aos 4 minutos, Marquinhos recebeu passe de Lucas Santos e finalizou para defesa de Vágner.
Ao mesmo tempo em que pressionava, o time visitante oferecia espaços ao Operário. Aos 9, Léo Gaúcho foi lançado e chutou para mais uma intervenção segura de Enzo.
A melhor oportunidade do Azuriz veio aos 19 minutos. Vinicio cruzou, a bola atravessou a área e sobrou livre para Maranhão, que finalizou sem marcação, mas para fora, rente à trave.
Aos 26, o Azuriz voltou a assustar ao acertar o travessão em chute de fora da área de Caetano. Depois disso, a partida ficou mais truncada, com muitas faltas e cartões amarelos distribuídos pela arbitragem.
Nos acréscimos, aos 52 minutos, Gabriel Zeca ainda apareceu livre na área, mas Vágner fez grande defesa e garantiu o placar para o Fantasma.
Jogo de volta define classificado
O confronto de volta das quartas de final do Campeonato Paranaense 2026 está marcado para o próximo domingo (8). Azuriz e Operário voltam a se enfrentar no Estádio Os Pioneiros, às 18h30, quando será definido o classificado para a semifinal da competição.





