Há 5 anos, Eliane Antunes faz organização de casas, empresas e, por que não dizer, da vida das pessoas. Ela começou com o blog “Minha Vida Organizada”, que dava dicas de organização, mas foi só quando resolveu colocar suas próprias sugestões em prática que percebeu que aquilo realmente fazia uma grande diferença na vida como um todo, não apenas no ambiente.
Depois de três dias organizando seu quarto e experimentando novos sentimentos por ter tudo no lugar, Eliane sentiu um chamado. “Acho que tenho um dom, mas acredito que organizar seja como cantar: tem gente que nasce cantando, mas pode-se aprender com aulas”, reflete. Assim, a organização pode ser estudada, aprendida e se tornar um hábito. “Mas esse sempre foi o meu chamado”. Foi então que começou a ser contratada para prestar esse serviço, de colocar as coisas no lugar.
Para melhorar seu trabalho, saiu em busca de cursos de especialização no assunto. “Não é o fato de você se achar organizado que te torna profissional da organização. Depois que aprendi as técnicas, descobri que eu ‘achava’ que sabia”, resume.
A primeira coisa que entendeu foi que precisava conversar muito com os clientes antes de invadir sua intimidade. Porque, sim, organizar as coisas de alguém é entrar na vida da pessoa. “Muita gente dispensa esse serviço porque não quer ter as suas coisas tocadas por um desconhecido. Mas é preciso entender o cliente e colocar em evidência o que faz ele feliz, quais objetos carregam um valor sentimental, para que eles tenham destaque. E aí não tem como não ficar bonito, é quase certo que ele vai gostar e se sentir bem. Não se pode separar a técnica do sentimento”, avalia.
Isso envolve desde enxergar as roupas que estavam escondidas até colocar as joias em um organizador que as valorize. “Às vezes, a pessoa tem ouro, e ele está jogado de qualquer forma, como se não tivesse nenhum valor”.
E nasce uma loja organizada
Ao pensar nessa organização que valoriza os objetos das pessoas, surgiu a necessidade de encontrar organizadores à altura das peças a serem guardadas. “Quando ia procurar, nunca encontrava o produto ideal para o tipo de organização que estava em meu planejamento. Fui várias vezes em busca de saber o que existia e o que não existia no mercado, sempre com foco na decoração, porque gosto muito de organizar decorando”, diz Eliane.
A maior dificuldade, conta a personal organizer, era encontrar coisas que fossem bonitas, acessíveis e duráveis, como cabides e caixas. Por isso, quando encontrava um bom produto, acabava comprando várias unidades para o caso de necessitar em outras oportunidades. “Quando vi, tinha um grande arsenal na sala de casa. Não tinha mais onde colocar. Por isso resolvi montar a loja”.
Para isso, primeiramente escolheu um espaço modesto, onde ficou cerca de um ano, inclusive oferecendo cursos de organização. Mas, com a procura pelos seus produtos e serviços, precisou de um espaço maior para possibilitar uma maior variedade na hora de organizar.
Com esse crescimento, hoje ela tem em sua loja a possibilidade de oferecer um organizador personalizado de bijuterias, por exemplo, feito de acordo com um inventário levantado na casa do cliente. “Fica um luxo, e é uma coisa que será feita uma só vez. Além de valorizar as joias, a cliente passa a usar muito mais porque os objetos estão à vista, além muito melhores conservados”, diz. “Com organizadores adequados e bonitos, valorizamos peças que às vezes estão esquecidas, perdidas”, reflete.
Eliane diz que seu trabalho resulta em várias funcionalidades no dia a dia dos seus clientes, como montar um “cantinho do café” para quem gosta de café. “Deixar as coisas que gostamos à vista facilita bastante a rotina das pessoas”, acredita. “Além de deixar tudo mais aconchegante”.
Para ela, tanto a organização, quanto os organizadores e a mesa posta, valorizam aquilo que já é gostoso e bom. Quando dizemos ‘restaurante chique’, geralmente o adjetivo vem pelo modo de servir. Minha proposta é sempre deixar a casa da pessoa o melhor lugar do mundo. Não digo só em questão de organização, mas ter os cantinhos que a gente gosta”.
Curso para formar profissionais em organização
Ainda em 2020, Eliane montou um curso de Personal Organizer para quem também quiser seguir a profissão. “Acredito que esse seja um trabalho sério de qualificação. As turmas eram compostas por seis alunos, para que eu pudesse dar o máximo de atenção. Mesmo assim, com a pandemia, o espaço ficou pequeno. Tive que dar uma pausa nas aulas presenciais”, conta. Foi aí que surgiram as aulas online, modalidade pela qual orientou duas turmas.
No entanto, a organizadora diz ter necessidade de acompanhar os alunos presencialmente. “Vejo que o aprendizado é mais produtivo”, diz. Por isso, resolveu abrir uma nova turma presencial, tomando todos os cuidados previstos nos protocolos de saúde. “Apelidei o curso de ‘criador de fadinhas’, porque a gente faz mágica. A organizadora precisa usar sua criatividade para abrir espaço onde as vezes não tem. Ela faz o local ficar totalmente diferente do que era”, define.
Além do curso, Eliane oferece também uma consultoria diferente, na qual o cliente leva a foto do ambiente e a profissional ajuda a pensar em um cantinho especial. “É uma coisa bem tranquila. Não tem nada a ver com grandes projetos de decoração e design de interiores. É algo mais simples, que dispensa móveis planejados, por exemplo. Pode ser um cantinho dos temperos, do café, do chá, coisas assim”, explica. “Para isso, consigo pensar no espaço com peças que o cliente já tem, as vezes inserindo um ou outro objeto novo, ou mesmo só com organização”.
Três pilares
Esses são, então, os três pilares do “Minha Vida Organizada”: qualificar pessoas, oferecer suporte de material para o trabalho e desenvolver projetos de organização transformadores.
“Vejo que é uma área que está crescendo, mas falta profissionalização. A organização caseira não é nem de longe o trabalho desenvolvido por uma organizadora profissional. Você encontra muita gente falando sobre o assunto na internet, mas é uma organização amadora. Quando você estuda organização profissional, se torna um empreendedor. É preciso lidar com o cliente com postura, ética e responsabilidade, que precisa ser levado muito a sério”, finaliza.
Quem quiser conhecer a Minha Vida Organizada Store, ela fica na rua Itacolomi, 803, e super vale a visita.