Orquestra Violônica Patobranquense marca retomada com gravação de vídeo

Criada em 2018, a Orquestra Violônica Patobranquense (OVP) comemorou a retomada dos ensaios após 2 anos devido a pandemia e covid-19, com a gravação de vídeo oficial e áudio em estúdio.

A música escolhida, Xote Laranjeira, em uma versão totalmente instrumental, está disponível no canal do YouTube da orquestra.

Paulo Otávio Mello, maestro da Violônica Patobranquense recorda que a orquestra surgiu quando um parceiro musical e também maestro, mas da Sanfônica de Pato Branco, Diego Guerro, plantou a semente ao sugerir que fosse montada uma orquestra voltada as cordas, no caso violão e viola caipira.

Com o amadurecimento da ideia, Paulo Otávio e alguns alunos passaram a fazer parte da primeira formação da OVP, que até então se mantem com 11 membros.

Ele explica que o grupo faz uma seleção anual, sempre no início do ano, para a seleção de novos membros. Na atual composição são cinco violões (aço e nylon) e seis violas caipiras.

Já os ensaios, ocorrem duas vezes por semana, oportunidade em que o grupo aprimora o repertório fixo, escolhe novas músicas e arranjos.

“Medimos a idade pelo foco, carisma e vontade de tocar o instrumento”, fala Paulo Otávio, que não esconde a alegria de ter um grupo com idades variadas, basta ver, enquanto Eduardo Toffolli, o mais jovem do grupo tem 11 anos, Ildo Borsatti, carrega a experiência de seus 67 anos.

O maestro faz questão de ressaltar que a Violônica Patobranquense busca representar “que a música como um todo é uma somatória de experiência. E quando mais nós nos unimos, mais música e energia verte através de nós para nossos ouvintes.”

E o gosto pela música é tanto que, além de integrar a OVP, Amarildo Aureluk também faz parte da Orquestra Sanfônica de Pato Branco, comprovando assim, que a música congrega.

Repertório

Conforme Paulo Otávio, a orquestra tem por finalidade “levar ao público regional, a nossa música, a nossa verdade e nossas vertentes. Mesclando a música caipira com a influência da música urbana”, pontua comentando que o objetivo a longo prazo, é para a que o projeto se consolide de tenha alcance nacional.

Gravação do vídeo

Composto por Barbosa Lessa e Paixão Cortes, o Xote Laranjeira é uma das canções mais tocada no Sul do Brasil.

E esta proximidade musical foi o que contribuiu para ser a música do primeiro vídeo da Orquestra Violônica Patobranquense. “É uma música que está inserida em nossa cultura popular regional, música que contém uma energia e uma alegria em sua melodia”, comenta Paulo Otávio.

Com relação a gravação do vídeo, ele explica que foi gravado totalmente em estúdio de Pato Branco, em takes separados, que somente foram unidos momento da edição.

Para acompanhar o trabalho final, basta acessar o canal Orquestra Violônica Patobranquense, no YouTube.

você pode gostar também
Deixe uma resposta