O outono de 2025 no Paraná iniciou às 06h01 desta quinta-feira, 20 de março, trazendo mudanças graduais no clima. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os meses de abril, maio e junho historicamente apresentam redução no volume de chuvas em relação ao verão, influenciados por sistemas de alta pressão atmosférica que promovem ar frio e seco, aumentando o intervalo entre precipitações.
Previsão do tempo para o início do outono
De quinta-feira (20) a domingo (23), o clima no Paraná será estável, com predomínio de sol e alta amplitude térmica. As manhãs terão temperaturas amenas e possibilidade de nevoeiros, enquanto as tardes serão mais quentes. Chuvas fracas podem ocorrer no Litoral na quinta e sexta. Já nas regiões Oeste, Norte e Noroeste, a umidade estará baixa até domingo, conforme detalhado por meteorologistas do Simepar em relatório divulgado na quarta-feira (19).
Comparativo: verão 2025 mais chuvoso, mas menos quente
O verão 2024/2025 foi marcado por chuvas intensas em diversas regiões. Na terça-feira (19), Paranavaí registrou 41,8 mm de chuva acumulada, enquanto Altônia teve 48 mm em duas horas. São José dos Pinhais acumulou 27 mm em uma hora, e Paranaguá, 30,4 mm em meia hora. Apesar disso, o verão deste ano foi mais ameno que o de 2024, exceto no Litoral. “Em 2025, choveu mais em quase todo o estado, mas as temperaturas médias foram mais baixas que no ano passado”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
Fevereiro de 2025 foi o mais quente já registrado em 23 cidades paranaenses, mas não superou o calor extremo de 2024, quando as temperaturas ficaram até 2,5°C acima da média em várias regiões.
O que esperar do outono 2025?
Entre 20 de março e 20 de junho, a previsão do tempo no Paraná indica temperaturas médias ligeiramente acima do normal, mas mais amenas que no outono de 2024. As chuvas devem seguir o padrão histórico no Leste, com volumes próximos ou abaixo da média nas demais áreas. Regiões como Oeste, Sudoeste e Centro-Sul terão um outono mais seco que o anterior, que registrou precipitações acima do esperado.
Os maiores acumulados de chuva no outono costumam ocorrer no Sudoeste e Oeste, enquanto o Norte apresenta os menores volumes. Em abril, por exemplo, o Litoral varia entre 111 mm e 211 mm, a Região Metropolitana de Curitiba entre 39 mm e 96 mm, e o Norte entre 56 mm e 122 mm. Maio tende a ser ligeiramente mais chuvoso que abril e junho.
Geadas, nevoeiros e amplitude térmica
A partir da segunda metade de abril, geadas podem atingir o Centro-Sul paranaense, especialmente em áreas altas como Sudoeste, Sul e Campos Gerais. “Variações bruscas de temperatura, veranicos, nevoeiros e geadas são características típicas do outono no Paraná”, destaca Kneib.
Influências globais: El Niño e La Niña
Fenômenos como El Niño e La Niña impactam o clima global e regional. O fraco resfriamento do Oceano Pacífico equatorial, observado desde 2024, perderá força neste outono. Já no Atlântico Sul, próximo ao Sul do Brasil, as águas seguirão mais quentes que a média, influenciando as condições no Paraná.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.