Outra vez é Natal, mais uma vez é Natal

Outra vez é Natal, mais uma vez é Natal, e nós vamos concluindo mais um ano e o Natal é sempre uma oportunidade maravilhosa de renovação, porque as pessoas chegam cansadas. De fato, nós chegamos cansados no fim do ano, porque o ano traz muitas coisas. Você viveu muito, trabalhou, sofreu, se alegrou. Mas agora, nesse tempo que é tempo de cansaço, também é tempo de renovação.

É tempo de fazer um balanço do ano, virar a página e perceber o que eu posso fazer para viver bem no próximo ano. Mas que esse sentimento seja também para refletirmos, que possamos responder para nós mesmos o que significa o nascimento de Jesus. A resposta não deve ser automática, pois em cada ano, em cada Natal, a tua vida se renova.

O que significa Jesus para mim? Por isso temos aqui um pequeno sinal, a manjedoura, onde reflete o nascimento que acontece a cada ano. No dia onde o povo pagão celebrava o Deus Sol. Mas agora o sol verdadeiro, o sol da justiça, é um menino que nasce na manjedoura frágil. Qual memória boa de Natal que tu tens da infância, da tua vida? Na época, tinha-se menos dinheiro que agora. Na verdade, era tudo mais difícil, né? Nós tínhamos o costume de colocar alimento para o burrinho do Menino Jesus, porque quem vinha trazer o presente não era o Papai Noel e sim o burrinho.

E eu sempre colocava alfafa, porque era uma plantação que nós tínhamos lá no interior, que alimentava os porcos e o gado, e eu colocava bastante para deixar o burrinho e o menino Jesus bem contente com o alimento. E depois, no dia seguinte, na noite de Natal, nós acordávamos e estava o presente lá, e não tinha mais nada de alfafa. Mas até que um dia eu fui crescendo e eu fui percebendo alguns outros sinais. E aí acabou a magia, porque eu já virei adolescente e percebi que era tudo uma coisa criada pelos meus pais.

Mas isso, a magia do Natal é essa noção também interessante de que nós tínhamos de ser o Menino Jesus que vinha e não o Papai Noel. Hoje em dia vem o Papai Noel, que muitas vezes é mais forte que Jesus. Mas nós temos que falar para as crianças que o Papai Noel vem porque Jesus nasceu, o Papai Noel traz o presente porque o maior presente é Jesus. Natal é tempo de luz, é tempo de esperança, é tempo de amor.

A humanidade se abraça em nome do nosso Senhor. É Natal e Jesus vem, esse é o sentido. É Natal, é Jesus que vem, não é outro, não tem outro sentido. O sentido se amplia a partir desse núcleo central, por isso, você em sua casa, com sua família, com seus amigos, na celebração que você vai celebrar e participar, ali você encontra o sentido que é o Menino da manjedoura e o Menino de Belém que vem para trazer a notícia de libertação para todo o povo. Natal, Jesus vem, não é o presente que vem, presente físico que você vai ganhar.

O sentido do presente, é o presente maior que nós recebemos em Jesus. Esse é o presente que de fato dá sentido à vida, que dá sentido à nossa aventura nesse mundo. Passando por Deus, a segurança, a serenidade e a paz interior vêm quando as coisas passam por Deus. Por isso, que o Natal tenha sentido, porque é Jesus que nasce no seu coração. Nós queremos desejar a você um Feliz Natal, a você e à sua família, toda a sua casa, os seus amigos.

Que o Natal seja de fato um Natal de sentido e o Natal de sentido acontece agora, nesses dias e depois estendendo até o tempo de Natal, onde a gente encontra pessoas, onde a gente faz uma reflexão maior, onde a gente sintoniza de fato com a vida e com aquilo que ela pede para que a gente responda, com sinceridade e amor. Feliz Natal a vocês, as vossas famílias.

Padre Ezequiel Dal Pozzo

você pode gostar também

Comentários estão fechados.