Ouvidoria da DPE-PR abre consulta pública

A Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) abriu uma consulta pública para receber contribuições da população sobre o plano estratégico de atuação do órgão. A iniciativa utiliza um formulário on-line como principal canal de participação social e diálogo com a comunidade.

A proposta é que o público opine sobre as prioridades e metas previstas na primeira versão do plano. Entre as ações sugeridas para o período até 2027 estão a realização de pesquisas de satisfação, iniciativas de educação popular, audiências itinerantes e a revisão dos fluxos e sistemas de atendimento da Defensoria.

Participação aberta até 13 de fevereiro

A consulta pública ficará disponível até o dia 13 de fevereiro. De acordo com o ouvidor-geral da DPE-PR, Marcel Jeronymo, a expectativa é de ampla participação da sociedade paranaense, especialmente de representantes da sociedade civil.

Segundo ele, o objetivo é fortalecer o compromisso social da instituição e ampliar a efetividade da garantia de direitos. O ouvidor ressaltou que a Defensoria Pública já exerce um papel relevante no Estado, mas enfrenta o desafio constante de aprimorar o atendimento à população.

Ele também destacou que a consulta concretiza a previsão legal da Ouvidoria, ao assegurar a participação social nas decisões que orientam o trabalho da Defensoria Pública do Paraná.

Mutirão contra dengue recolhe 30t de lixo em Vitorino

Contribuições para o plano de atuação

O formulário permite que a população envie sugestões para incluir, alterar ou excluir propostas do plano estratégico. A participação é voltada tanto para usuários e usuárias da Defensoria quanto para representantes de movimentos sociais, acadêmicos, integrantes do público interno da instituição e demais interessados.

A validação do plano representa a etapa final do planejamento das ações da Ouvidoria para os próximos dois anos. Desde dezembro, o órgão conta com nova composição.

Nova gestão da Ouvidoria

Marcel Jeronymo assumiu a Ouvidoria após eleição realizada em novembro pelo Conselho Superior da Defensoria Pública do Paraná. A nova gestão será responsável por conduzir a implementação das ações previstas no plano estratégico, incorporando as contribuições recebidas durante a consulta pública.