Palestra sobre violência doméstica e familiar em alusão à Operação Mulher Segura

Na manhã desta terça-feira, 21 de maio, o auditório do Colégio Estadual de Pato Branco-PREMEN foi palco de uma palestra sobre “Violência Doméstica e Familiar”. O evento, realizado em alusão à Operação Mulher Segura, reuniu 56 alunos do 1º e 2º Anos do Curso de Formação de Docentes.

A palestra foi ministrada pela Aspirante Oficial PM Thacila Pereira Scolaro, Oficial de Comunicação Social do 3º BPM, pela Cabo Jana Beatra Scherer, Auxiliar de Comunicação Social do 3º BPM, pela Delegada Chefe da Delegacia da Mulher, Keila Maria Mafioletti, pela Vereadora Municipal e Procuradora da Mulher, Maria Cristina De Oliveira Rodrigues Hamera, e pela Advogada da Assessoria Jurídica da Secretaria da Mulher, Marinês Cattani.

Durante o encontro, foram abordados diversos temas cruciais, incluindo a Lei Maria da Penha, os tipos de violência, medidas protetivas de urgência, como quebrar o ciclo da violência, o crime de feminicídio, formas de acionamento da PMPR, o Aplicativo 190 PR e suas funcionalidades, o Botão do Pânico, a atuação da rede de enfrentamento, o atendimento realizado pela Delegacia da Mulher, como registrar boletim de ocorrência online e os serviços oferecidos pelo município às vítimas de violência doméstica. A atuação do Conselho Tutelar também foi um dos pontos discutidos.

Operação Mulher Segura

A Operação Mulher Segura é uma iniciativa que visa direcionar esforços e recursos para ações e operações policiais militares voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher. A operação dá ênfase aos crimes cometidos no âmbito doméstico e familiar, além de feminicídio e estupro. As ações incluem atividades comunitárias e visitas a pontos de risco, possibilitadas pela análise criminal e estatística nas áreas de circunscrição das OPMs. Isso permite o atendimento imediato e o total apoio às vítimas, além do devido acolhimento e atuação conjunta com outros órgãos estatais. A operação também promove ações de informação à comunidade, por meio de palestras, panfletagens e ampla divulgação na mídia local.

O Programa Mulher Segura Paraná é uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, com o objetivo de fortalecer o combate à violência doméstica e ao feminicídio em todo o Estado. O programa realiza palestras que incentivam o empoderamento feminino e reforçam os direitos das mulheres, além de oferecer oficinas de defesa pessoal, primeiros socorros, prevenção de crimes e orientação sobre os órgãos que atuam na rede de proteção à mulher no Paraná.

A proposta da Secretaria é firmar parcerias com empresas, sindicatos e prefeituras, somando esforços no enfrentamento da violência contra a mulher e difundindo informações essenciais para as mulheres do Estado do Paraná.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.