Começou na manhã desta quarta-feira (3) a programação do Tecsul, tradicional evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo de Pato Branco. Nesta edição do evento, que é realizado desde 2007, a organização é do Município de Pato Branco com o apoio de parceiros como as universidades e centros universitários locais, Sebrae, Sesi, NTI, entre outras instituições.
O evento possui como eixo central o tema “Desafios e Possibilidades da Sociedade 5.0”, com subtemas para cada uma das datas da programação, que segue até a sexta-feira (5). Ontem, o subtema foi “Viver mais e Melhor”.
Nesta quarta as várias atividades foram transmitidas online, por meio do canal oficial do evento no Youtube. Pela manhã aconteceram as palestras “Efeitos da pandemia na saúde”, com a enfermeira do trabalho Roseli Heindrickson, e “Os Benefícios das Atividades Físicas que colaboram no controle do estresse”, com a especialista em saúde e qualidade de vida, Verônica Rocha.
Segundo Roseli, a pandemia trouxe várias consequências psicossociais, pois se tratar de uma doença até então desconhecida, que causou mudanças repentinas afetando a sociedade, as relações entre as pessoas e a economia. Apesar do avanço da vacinação e da relativa melhora no quadro geral da situação, a profissional falou a respeito das consequências de longo prazo da doença, desde sequelas em algumas das pessoas contaminadas, até os desafios do retorno a dita normalidade.
Já Verônica falou sobre as inovações tecnológicas e seus efeitos nos hábitos das pessoas relacionados a atividade física. A profissional também listou os benefícios dos exercícios físicos, como a liberação de substâncias que combatem o estresse. Ela também mencionou os sinais que podem indicar um quadro de estresse crônico, como ansiedade, irritabilidade, esquecimento, distúrbios do sono e alimentares, tontura, entre outros.
Ainda pela manhã também foi realizada a palestra “Economia Circular e Sustentabilidade na Indústria”, com Grazielle Coutinho. Com 20 anos de experiência na área industrial, ela conta que a importância do trabalho na área de sustentabilidade já era um tema debatido no início de sua carreira. “Eu diria que essa área vai crescer ainda mais, pois é um assunto nevrálgico para a sociedade”, comentou.
Grazielle falou ainda sobre a reciclagem como fator de redução dos impactos ambientais relacionados a resíduos. “A grande sacada da economia circular é deixar de gerar resíduos, seja pela redução da geração, seja pelo reaproveitamento, pela reciclagem, o que a gente puder fazer com esse lixo”, disse.
À tarde aconteceu o primeiro workshop do Tecsul 2021, sobre os benefícios da impressão 3D, ministrado por Carlos Pontim.
Também à tarde foram promovidos o relato do concurso economia circular e as sessões de pesquisa, extensão e inovação do Summit Unidep 2021, evento parceiro do Tecsul. Algumas das palestras seguem disponíveis no canal do evento.
Abertura
A abertura oficial do evento, porém, aconteceu a noite. A cerimônia foi transmitida pela internet a partir das 18h30. Em seguida foram realizadas as palestras sobre aprimoramento de conexões por meio de autoconhecimento, com Igor Aiade; “Mova sua mente”, com Ricky Ribeiro; e “Sociedade 5.0”, com Ronaldo Lemos.
Programação (04/11)
09h – Palestra: Megatendências e seus benefícios para a sociedade
10h – Palestra: Novo PGR eSocial – Segurança e Saúde no Trabalho
11h – Palestra: Contribuições da certificação ambiental
14h – Assinatura de convênios
15h – Workshop: Exemplos de empresas multadas pela LGPD
16h – Workshop: Aplicações de Blockchain na rede Dash
16h30 – Sessões de pesquisa, extensão e inovação
18h – Palestra: Healthcare 4.0
19h – Palestra: Tecpar – 81 anos de inovação no Paraná
19h – Lançamento livro da série “Quando meninos viram homens”
20h – Palestra: estratégia adaptativa
21h – Prosa Inteligente: “Inovação na Sociedade 5.0”
Comentários estão fechados.