Na normativa, Município estabelece toque de recolher da 00h às 5h
Na sexta-feira (14), a Prefeitura de Palmas publicou um novo decreto determinando novas medidas de prevenção a covid-19 à população com o objetivo de diminuir os casos no município. Entre as mudanças propostas, permanece o toque de recolher, já informado no dia 10.
De acordo com a normativa nº 3.952, a circulação de pessoas em espaços e vias públicas fica restrita das 00h às 5h. A medida é válida para todos os dias da semana. “Excetua-se do disposto do caput deste artigo a circulação de pessoas e veículos em razão de serviços e atividades essenciais”.
O decreto prevê ainda que eventos em casas noturnas, clubes e associações, assim como feiras, reuniões com aglomerações, confraternizações, estão suspensos por tempo indeterminado.
Além disso, a normativa estabelece novas formas de funcionamento dos estabelecimentos no Município. Atividades comerciais e de prestação de serviços em geral, restaurantes, bares, lanchonetes, padarias e afins, igrejas e atividades religiosas e academias de ginástica, para práticas esportivas individuais, podem funcionar apenas com limitação de 50% de ocupação. Já as atividades coletivas tanto em academias, quanto em clubes de sintéticos e afins, a limitação é de 30%.
Além dessas medidas, a prefeitura reforça a importância do uso de máscaras, do distanciamento social e do álcool gel.
Segundo o decreto, o descumprimento de qualquer das medidas pode ocasionar em infração administrativa sanitária a pessoas físicas ou jurídicas, com multa e/ou outras sanções cabíveis (advertência, cessação de conduta e interdição de estabelecimentos).
Casos ativos de covid-19
De acordo com o boletim epidemiológico do município, publicado no domingo (16), 558 pessoas estão em isolamento em Palmas, 1.617 estão em monitoramento domiciliar, por terem apresentado sintomas respiratórios e gripais e outras 27 pessoas aguardam os resultados de testagem para a covid-19.
Vacinação em Palmas
No município, 33.518 pessoas já tomaram as duas doses contra a covid-19. Esse número representa 83,26% de toda população vacinável de Palmas. Outras 1.454 pessoas tomaram a dose única do imunizante. Outras 9.146 pessoas já tomaram, também, a dose de reforço.