Em mais uma ação para melhorar o atendimento de saúde para as mulheres, a Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira projeto (PL 4171/2021) que cria o Programa Nacional de Navegação de Paciente para pessoas com câncer de mama. Apoiador da medida, o deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) explica que entre as metas do programa está a viabilização do diagnóstico da doença em prazo inferior aos 30 dias. A proposta será analisada agora pelo Senado.
“Esse programa estabelece uma série de procedimentos para dar suporte às pacientes desde a suspeita da doença, o diagnóstico e até o final do tratamento. Para isso, equipes médicas serão treinadas para promover atendimentos individuais, auxiliando na marcação de consultas e exames, e informando as mulheres sobre seus direitos”, explica Rubens Bueno.
O programa, que será integrado à Política Nacional de Atenção Oncológica do Sistema Único de Saúde (SUS), prevê ainda garantir que o início do tratamento em centro especializado ocorra em prazo igual ou inferior aos 60 dias fixado pela Lei 12.732/12.