Avanços em infraestrutura rodoviária marcam progresso no Paraná em 2023

O ano de 2023 é um marco no Paraná com grandes passos adiante no projeto de concessões rodoviárias, melhoria na infraestrutura e a tão aguardada construção da Ponte Guaratuba-Matinhos. Com a visão de modernizar a malha viária e garantir uma tarifa justa, o estado testemunhou o início da transformação com a licitação dos dois primeiros lotes das estradas.

Após décadas de espera, a obra da Ponte Guaratuba-Matinhos, um investimento de cerca de R$ 387 milhões, iniciou, prometendo melhorar significativamente a conectividade e o fluxo entre os dois municípios, atualmente dependentes do serviço de ferry boat.

O Governador Carlos Massa Ratinho Junior reiterou o compromisso de posicionar o Paraná como um hub logístico na América do Sul, destacando que infraestrutura de qualidade não só impulsiona a economia mas também amplia a segurança e incentiva o turismo.

Sandro Alex, Secretário Estadual da Infraestrutura e Logística, enfatizou a importância dos projetos rodoviários e da ponte como modernizadores e facilitadores de tráfego, aguardados por muitos anos pelos paranaenses. As concessões, em particular, visam resolver o problema de longa data de pedágios caros e falta de obras necessárias.

Os contratos para os lotes 1 e 2, que somam 1.078 quilômetros de estradas, serão firmados no início de 2024, com as operações começando cerca de um mês depois. Esses lotes são parte de um programa mais amplo que inclui seis lotes de rodovias, totalizando 3,3 mil quilômetros.

O Grupo Pátria, vencedor do leilão do primeiro lote, ofereceu um desconto de 18,25% na tarifa quilométrica, sinalizando uma redução de custos significativa em comparação ao antigo Anel de Integração. O Lote 1, que inclui 473 quilômetros de estradas, verá investimentos de R$ 7,9 bilhões para melhorias e manutenção, com a maior parte dos investimentos planejados para os primeiros anos do contrato.

Em um segundo leilão, o Grupo EPR arrematou o lote 2, prometendo uma tarifa por quilômetro rodado 56% mais baixa que a anterior, cobrindo uma área de 605 quilômetros e planejando investimentos de R$ 10,8 bilhões em obras significativas, incluindo duplicações e a instalação de ciclovias.

Paralelamente, a construção da Ponte de Guaratuba-Matinhos avança, com atividades no canteiro administrativo e montagem de estruturas críticas para o progresso da obra. A ponte, que promete quatro faixas de tráfego e outras facilidades, está atualmente na fase de Licença Prévia, com expectativas de obtenção da Licença de Instalação em breve.

Este conjunto de projetos de infraestrutura representa um avanço significativo para o estado do Paraná, trazendo benefícios extensos para os cidadãos, desde melhorias na mobilidade e segurança nas estradas até o fortalecimento econômico e turístico.

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