Curitiba recebe primeiro voo direto de Santiago, no Chile, da companhia JetSmart

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, celebrou na tarde desta quarta-feira (19) a chegada do primeiro voo direto de Santiago, no Chile, operado pela companhia aérea JetSmart. Esta nova rota sazonal, ativa entre julho e setembro, promete atrair mais de 15 mil passageiros durante este período. Além da JetSmart, a Latam também oferece voos diretos entre Curitiba e a capital chilena.

O voo direto da JetSmart entre Curitiba e Santiago tem uma duração de 3h30 e opera três vezes por semana, aos domingos, quartas e sextas-feiras. Jorge Argagado, um empresário chileno, foi um dos passageiros do voo inaugural e destacou a conveniência da nova rota: “Venho para cá sempre por causa dos negócios, mas essa viagem foi muito mais rápida. Ficou muito mais fácil porque não precisei parar em São Paulo como antes”.

Expansão das Rotas Internacionais

A inauguração do voo faz parte dos esforços do Governo do Paraná para melhorar a conectividade aérea nacional e internacional. O secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, participou da cerimônia de chegada e ressaltou os benefícios econômicos do aumento no fluxo de turistas. “O turismo do Paraná gerou, no ano passado, 8 mil novos empregos e o número de turistas estrangeiros no Paraná foi 51% maior em 2023, em relação a 2022. Neste ano, recebemos 36% mais turistas internacionais nos primeiros três meses comparado ao mesmo período do ano passado”, destacou.

A gerente comercial de mercados internacionais da JetSmart, Veronica Marambio, afirmou a aposta da companhia no fluxo de passageiros entre Santiago e Curitiba. “Estamos apostando que teremos muitos brasileiros no Chile. A JetSmart é uma companhia de baixo custo que busca a conectividade internacional em todo o Brasil”, disse. O Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur) espera receber mais de 500 mil visitantes do Brasil em 2024.

LEIA MAIS

Futuras Conexões

Além do novo voo para Santiago, a JetSmart anunciou uma rota direta para Buenos Aires, na Argentina, que começará a operar em 11 de julho. A Latam também confirmou um voo internacional direto de Curitiba para Lima, no Peru, com início em outubro.

O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, destacou a importância da conectividade aérea para atrair turistas. “Estamos conversando com diversas companhias aéreas, principalmente as internacionais, e todas enxergam Curitiba como um bom potencial para a vinda de estrangeiros. Mas essa conversa também está voltada a trazer mais voos internacionais diretos para o aeroporto de Foz do Iguaçu”, afirmou.

A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, e a diretora-presidente do Instituto de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, enfatizaram os benefícios culturais e econômicos que o novo voo trará. “É uma oportunidade da gente ir lá conhecer os atrativos deles e eles virem conhecer os nossos”, destacou Nina Singer. Tatiana Turra acrescentou que Curitiba oferece muitas atrações culturais, gastronômicas e naturais para os visitantes chilenos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.