Paraná envia força-tarefa do Corpo de Bombeiros ao Rio Grande do Sul

Nesta quarta-feira (1º), atendendo a uma determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militares do Paraná, composta por 32 homens foi enviada para auxiliar no Rio Grande do Sul, que enfrenta graves alagamentos devido a chuvas intensas. A equipe, que inclui nove viaturas e quatro embarcações, é parte de uma força-tarefa coordenada pelo major Ícaro Gabriel Greinert, comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST).

Os bombeiros, provenientes de várias regiões do Paraná, incluindo Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel, têm como missão primária o resgate de pessoas afetadas pelas enchentes. Um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) também será deslocado para a operação, partindo do Aeroporto do Bacacheri às 8 horas da manhã de quinta-feira (2).

Devido à dificuldade de acesso a algumas áreas por aeronaves, em virtude das condições meteorológicas adversas, o trabalho dos socorristas focará principalmente em resgatar indivíduos que se encontram ilhados em suas casas ou presos pelas enchentes. A equipe também está preparada para lidar com deslizamentos, se necessário.

Esta não é a primeira vez que o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná presta auxílio ao Rio Grande do Sul em situações de calamidade. No ano passado, durante a Operação Vale do Taquari, quase 90 bombeiros e oito cães de resgate foram enviados ao estado vizinho para ajudar nas buscas por pessoas desaparecidas e fornecer ajuda humanitária após o maior desastre natural da história gaúcha.

Os bombeiros paranaenses estão mobilizados para uma ação inicial de até 10 dias, com possibilidade de extensão dependendo da evolução da situação. A previsão é que cheguem à capital Porto Alegre por volta das 4h da madrugada de quinta-feira.

Com uma equipe de 120 bombeiros militares prontos para serem mobilizados em casos de grandes desastres, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná demonstra novamente seu compromisso com o auxílio emergencial, não apenas dentro de suas fronteiras, mas também em apoio a estados vizinhos em momentos de necessidade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.