Paraná envia mais de 300 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul

Nesta quarta-feira (8), o Governo do Paraná enviou uma nova grande remessa de donativos ao Rio Grande do Sul, parte da campanha SOS RS, que busca apoiar as vítimas das chuvas que devastaram o estado. A operação envolveu quinze caminhões que deixaram o Centro de Distribuição da Defesa Civil do Paraná, em Curitiba, levando mais de 300 toneladas de suprimentos, incluindo alimentos não perecíveis, produtos de higiene, materiais de limpeza, água, colchões e ração animal.

O governador em exercício Darci Piana supervisionou o envio, destacando a solidariedade dos paranaenses: “Essa quantidade de doações é fruto de um trabalho coletivo de todos os paranaenses, liderado pela primeira-dama Luciana Saito Massa. Mil toneladas é um volume extraordinário que demonstra nosso sentimento com todos aqueles que estão sofrendo neste momento difícil.”

A Polícia Militar do Paraná, a Polícia Rodoviária Federal e as guardas municipais de Curitiba e São José dos Pinhais organizaram uma escolta para garantir que o comboio chegue ao Rio Grande do Sul em segurança e rapidez, apesar das estradas comprometidas pelos alagamentos. Os mantimentos têm como destino um centro de distribuição em Santa Cruz do Sul, de onde a Defesa Civil gaúcha fará o encaminhamento para os municípios mais necessitados.

YouTube video

Antes da partida dos caminhões, uma mensagem de apoio escrita por uma moradora de Loanda foi lida aos voluntários, incentivando as equipes de resgate e enviando palavras de esperança aos atingidos. A carta foi entregue a Darci Piana ao final da leitura.

Além dos donativos, o Governo do Paraná mobilizou equipes e recursos para reforçar a ajuda ao Rio Grande do Sul. A Sanepar enviou cinco caminhões-pipa, enquanto a área de segurança pública destacou 32 policiais militares, oito viaturas, helicóptero e embarcação. O Corpo de Bombeiros despachou 37 militares para substituir a equipe que já estava na região desde o início de maio.

A campanha de arrecadação de donativos foi prorrogada até 22 de maio, com pontos de coleta em unidades do Corpo de Bombeiros, Brigadas Comunitárias e no Instituto Água e Terra. Voluntários interessados em ajudar podem contatar a Defesa Civil via WhatsApp pelo número (41) 3281-2510.

O balanço mais recente do governo do Rio Grande do Sul registrou 100 mortes, 128 desaparecidos e 230 mil pessoas deslocadas, entre abrigadas e desalojadas, afetando 417 municípios no estado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.