Paraná realizou dia D conta Dengue

Os municípios das 22 Regionais de Saúde do Estado do Paraná intensificaram as ações de limpeza e conscientização no Dia D de combate à dengue, realizado no último sábado (2). Essa mobilização teve como objetivo principal a prevenção e controle da doença, uma vez que 75% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti são passíveis de remoção.

-- 2 Notícia --

Em parceria com as Regionais de Saúde, as equipes municipais realizaram a remoção de focos do mosquito em residências, terrenos baldios e espaços públicos, como praças. Além disso, os profissionais também aplicaram fumacê e distribuíram material impresso com orientações de prevenção em ruas e escolas de todo o Estado.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressaltou a importância dessas ações. “O Dia D de combate à dengue no Paraná ocorre todos os dias, mas neste sábado pedimos uma mobilização especial dos municípios para incentivar os cidadãos a reforçarem as medidas preventivas dentro de suas casas, nos quintais e nas praças públicas”, afirmou.

-- 3 Notícia --

No Dia D, além das ações de limpeza e conscientização, os municípios da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu e da 17ª Regional de Saúde de Londrina, que receberam a vacina da dengue, também realizaram campanhas de imunização em crianças de 10 e 11 anos.

No dia 22 de fevereiro, o Estado recebeu um lote com 35.025 doses da vacina Qdenga, produzida pela farmacêutica Takeda. No entanto, ainda não há previsão para o envio de novas remessas pelo governo federal.

-- 4 Notícia --

“Estamos vivendo um momento crítico, pois não temos vacinas suficientes para todos. Por isso, as ações de limpeza e conscientização são tão importantes. A dengue é uma doença evitável, se não há mosquito, não há doença. Portanto, precisamos nos unir nesse combate”, ressaltou o secretário.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até o momento foram notificados 155.500 casos de dengue no Paraná, com 58.567 confirmações e 23 óbitos no período sazonal 2023/2024, reforçando a importância do Dia D e do contínuo trabalho de prevenção.

A importância do combate à dengue

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ela pode causar sintomas graves e, em alguns casos, levar à morte. A prevenção e o controle da dengue são fundamentais para evitar a propagação do vírus.

Principais medidas de prevenção da dengue:

  • Elimine os criadouros do mosquito, como recipientes que acumulam água parada, pneus velhos, garrafas vazias, entre outros.
  • Mantenha caixas d’água, piscinas e outros reservatórios de água devidamente tampados.
  • Limpe regularmente calhas e ralos, evitando o acúmulo de folhas e detritos.
  • Utilize telas de proteção nas janelas e portas para impedir a entrada do mosquito.
  • Utilize repelentes e roupas adequadas para se proteger contra as picadas do mosquito.
  • Mantenha os quintais limpos e livres de entulhos.
-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.