Primeira fábrica automatizada de prédios do Brasil é inaugurada em Cascavel

A cidade de Cascavel, no Paraná, marca um novo capítulo na história da construção civil brasileira com a inauguração da primeira fábrica automatizada de prédios do país. Este projeto pioneiro promete revolucionar o setor, trazendo maior eficiência e modernidade na construção de apartamentos.

O foco da fábrica é a produção em massa de habitações, uma iniciativa que alia inovação tecnológica com o objetivo social de reduzir o déficit habitacional no Brasil. A fábrica está estrategicamente planejada para fornecer unidades habitacionais para o projeto “Bairros Integrados Ecoparque”, que será implementado em diversos estados brasileiros. O primeiro desses projetos será em Cascavel, contando com a construção de 4,1 mil apartamentos.

Dentre os apartamentos a serem construídos, 70% são destinados ao programa Minha Casa Minha Vida, compreendendo unidades de dois quartos. Os demais apartamentos serão divididos entre unidades de dois quartos com uma suíte e de três quartos com uma suíte.

A iniciativa é um marco importante para o setor imobiliário nacional, indicando um caminho promissor para o uso de tecnologias avançadas na construção civil. Espera-se que a fábrica automatizada de prédios traga não só rapidez e precisão na produção, mas também uma redução significativa nos custos, tornando a habitação mais acessível para a população.

Como funciona

A tecnologia utilizada pela fábrica para construir os apartamentos já existe desde a reconstrução da Alemanha e de outros países europeus após a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Na década de 1960, a tecnologia evoluiu com os computadores e, em seguida, na década de 1990, foi robotizada, ganhando escala e produtividade. 

Atualmente, funciona utilizando a mesma lógica da montagem de veículos pela indústria automotiva, e os apartamentos já saem de lá 100% prontos, inclusive com a parte hidráulica e elétrica embutida nas peças, sendo apenas necessário conectar na hora de instalar. 

Bairro integrado

A fábrica foi feita para fornecer habitações para o projeto Bairros Integrados Ecoparque, que serão implantados em vários estados brasileiros. O primeiro deles será em Cascavel, construído nas proximidades da fábrica de prédios. O Ecoparque de Cascavel é o maior projeto habitacional em curso no Paraná e, além das habitações, vai reunir em um só lugar toda a estrutura de serviços de uma cidade.

“Muito mais que a construção de prédios, é um projeto educacional e de aumento de renda”, salientou Francisco Simeão, idealizador do empreendimento e sócio da Ecoparque. “O empreendimento terá mais de 50% de área verde, jardins exuberantes, energia solar, reuso da água, escolas em tempo integral e toda uma estrutura para as famílias, com foco também nas mulheres. Além disso, por serem construídos em escala, os apartamentos devem custar a metade do preço de unidades com um padrão semelhante”.

O bairro contará com 36 prédios de 15 andares, totalizando 4,3 mil apartamentos de alto padrão, além de creches, escolas de ensino fundamental, médio e profissionalizante, unidade de saúde, posto policial, centros comerciais, bosques, vilas da cidadania, lago e jardins. Com cerca de 13 mil moradores previstos, o local terá mais moradores do que a população de boa parte dos municípios do Oeste.

“O Ecoparque não é apenas mais um importante projeto de habitação no nosso município, mas representa uma concepção diferenciada de moradia. É uma cidade que terá apartamentos para as pessoas morarem, terá educação, áreas de lazer e espaços de capacitação”, ressaltou o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos. “É algo muito importante para a cidade ser a primeira da América Latina a receber uma fábrica como essa, que vai ajudar a reduzir os déficits habitacionais do município”. 

Atendendo os pedidos da comunidade árabe regional, o Ecoparque destinou um espaço no projeto para a construção da primeira mesquita da região Oeste fora de Foz do Iguaçu. Também haverá um espaço de 15 mil metros quadrados destinado à Arquidiocese de Cascavel para a construção de uma estrutura semelhante à Catedral de Salamanca, na Espanha.

Os apartamentos poderão ser financiados pela Caixa Econômica Federal, sendo que 70% deles podem ser enquadrados no programa Minha Casa, Minha Vida. Caso seja de interesse do comprador, as moradias podem ser entregues mobiliadas, com cozinha completa com móveis e eletrodomésticos, lavanderia, banheiros e quartos montados.

ecoparque
você pode gostar também

Comentários estão fechados.