Em pouco mais de uma semana, a campanha SOS RS do Governo do Paraná arrecadou 3,3 mil toneladas de ajuda humanitária para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A iniciativa, liderada pela primeira-dama Luciana Saito Massa e pela Defesa Civil Estadual, coletou alimentos, água potável, roupas, além de produtos de higiene e limpeza. Desse total, 1,7 mil toneladas já foram enviadas a nove cidades gaúchas: Rio Pardo, Triunfo, Taquari, Bom Retiro, Pântano Grande, Vera Cruz, Estrela, Lajeado e Sinimbu.
A primeira-dama enfatizou a solidariedade da população paranaense: “Além das doações, centenas de pessoas se voluntariaram, empresas estão ajudando com transporte, e restaurantes têm oferecido refeições aos voluntários nos quartéis dos bombeiros. Cada paranaense está ajudando como pode neste momento”, afirmou.
A campanha segue até 22 de maio, com entregas ocorrendo de forma contínua, partindo dos centros de distribuição em Curitiba e do interior. Escoltas especiais da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e guardas municipais estão garantindo a segurança no transporte dos mantimentos. Uma ação especial no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, no dia 14 de maio, incentivará doações com a troca por ingressos.
A rede de voluntários inclui cerca de 4 mil pessoas, trabalhando na triagem e no carregamento dos caminhões. Interessados podem se cadastrar pelo WhatsApp da Defesa Civil Estadual, no número (41) 3281-2510.
Além dos mantimentos, o Paraná enviou forças de segurança e equipamentos ao Rio Grande do Sul, incluindo bombeiros, policiais militares e civis, viaturas, embarcações, helicópteros, bolsas de sangue e medicamentos.
Além da arrecadação realizada e coordenada pelo governo do Paraná, muitas empresas e voluntários tem enviados donativos diretamente ao Rio Grande do Sul, aumentando ainda mais nos números da ajuda paranaense.
Balanço atualizado da Defesa Civil do Rio Grande do Sul as 9:00h de 12 de maio de 2024.
- Municípios afetados: 446
- Pessoas em abrigos: 81.170
- Desalojados: 537.380
- Afetados: 2.115.704
- Feridos: 806
- Desaparecidos: 125
- Óbitos confirmados: 143
Comentários estão fechados.