Paraná antecipa início da vacinação da gripe

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) começou nesta quinta-feira, 27 de março de 2025, a distribuição de 332 mil doses da vacina contra a gripe para as 22 Regionais de Saúde do Paraná. O imunizante, fornecido pelo Ministério da Saúde, marca o início da campanha de vacinação no estado, antecipada para terça-feira, 1º de abril, antes do início nacional, previsto para 7 de abril.

Antecipação da Campanha no Paraná

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a antecipação visa agilizar a imunização e ampliar a cobertura vacinal. “No Paraná, estamos adiantando a campanha para proteger mais pessoas rapidamente, considerando a sazonalidade da doença. Nosso objetivo é alcançar a maior cobertura possível”, afirmou.

Grupos Prioritários e Nova Estratégia

A vacinação inicial foca em crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Outros grupos prioritários, como trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população carcerária e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, serão imunizados na modalidade de campanha. Pela primeira vez, a vacina contra Influenza passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação de forma permanente, estando disponível nas unidades de saúde durante todo o ano.

Composição da Vacina

A vacina trivalente de 2025 protege contra três cepas do vírus: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (linhagem Victoria). Cada frasco contém 10 doses de 0,5 ml e pode ser aplicada junto a outras vacinas do calendário ou medicamentos.

Objetivos e Público-Alvo

A imunização busca reduzir a carga viral, prevenir complicações da gripe e aliviar a pressão sobre os serviços de saúde. O público-alvo no Paraná é de 4,9 milhões de pessoas, com meta de vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários de rotina (crianças, gestantes e idosos).

Resultados de 2024 e Perspectivas

Em 2024, o Paraná alcançou 58,93% de cobertura vacinal entre os grupos prioritários e 75,01% entre indígenas, aplicando 3,4 milhões de doses. O estado ficou em 4º lugar no ranking nacional, atrás de São Paulo (13 milhões), Minas Gerais (6,4 milhões) e Rio de Janeiro (3,9 milhões). Para 2025, uma nova remessa de 844 mil doses está prevista para a próxima semana, reforçando a logística de distribuição aos municípios.

Situação Epidemiológica

De acordo com o 2º Informe Epidemiológico de Vírus Respiratórios de março de 2025, o Paraná registrou 50 casos e cinco óbitos por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) causadas por Influenza, sendo quatro por A(H1N1) e um por Influenza B.

Receba as nossas notícias pelo Whatsapp

você pode gostar também

Comentários estão fechados.