A quarta edição do Paraná Combate aconteceu entre os dias 12 e 15 de setembro em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná. O evento, que se consolidou como um dos maiores do país no segmento de esportes de combate, contou com a participação de 71 municípios, reunindo mais de 1,5 mil atletas e 700 dirigentes e membros de comissões técnicas, totalizando mais de 2,2 mil pessoas envolvidas.
Modalidades e Estrutura Inédita
A competição abrangeu dez modalidades: boxe, capoeira, jiu-jitsu, judô, karatê, kickboxing, kung fu, muay thai, taekwondo e wrestling, com categorias juvenil (15 a 17 anos) e adulto (acima de 18 anos). Oito dessas modalidades foram realizadas simultaneamente no Centro de Eventos Prefeito Astério Rigon, em uma estrutura inédita no Brasil.
Segundo o coordenador geral do evento, Emerson “Milico” Venturini, o formato inovador foi um sucesso: “Neste último final de semana, Pato Branco se tornou a capital nacional dos esportes de combate, e isso foi possível graças à dedicação de todos os envolvidos”.
Destaques e Campeões
O grande destaque da competição foi a delegação de Cascavel, que conquistou o título geral pelo terceiro ano consecutivo, somando 460 pontos no quadro geral, seguida por Maringá com 378 pontos e Foz do Iguaçu com 347 pontos. Pato Branco, município-sede, terminou em quarto lugar, com 268 pontos.
Confira os campeões por modalidade:
- Boxe: Masculino Adulto – Paranaguá; Feminino Adulto – Marechal Cândido Rondon
- Capoeira: Masculino Adulto – Fazenda Rio Grande; Masculino Juvenil – Toledo; Feminino Adulto – Araucária; Feminino Juvenil – Foz do Iguaçu
- Jiu-Jitsu: Masculino Adulto – Foz do Iguaçu; Masculino Juvenil – Marechal Cândido Rondon; Feminino Adulto – Paranaguá
- Judô: Masculino Adulto – Cascavel; Masculino Juvenil – Curitiba; Feminino Adulto – Maringá; Feminino Juvenil – Curitiba
- Karatê: Masculino Adulto e Juvenil – Maringá; Feminino Adulto – Ponta Grossa; Feminino Juvenil – Curitiba
- Kickboxing: Masculino Adulto – Cascavel; Masculino Juvenil – Maringá; Feminino Adulto e Juvenil – Cascavel
- Kung Fu: Masculino Adulto – União da Vitória; Feminino Juvenil – Cascavel
- Muay Thai: Masculino Adulto – Cascavel; Masculino Juvenil e Feminino Adulto – Maringá; Feminino Juvenil – Sarandi
- Taekwondo: Masculino e Feminino Adulto e Juvenil – Londrina
- Wrestling: Masculino – Londrina; Feminino – Cambé
Troféu Disciplina
Além das disputas, o Troféu Disciplina, concedido pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná Combate, foi entregue às equipes que participaram do evento sem sofrer punições disciplinares. Maringá conquistou o troféu, com Londrina e Pato Branco em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Homenagem a Edilson Hobold
Durante o evento, foi realizada uma homenagem ao professor Edilson Hobold, vítima de um acidente aéreo ocorrido em agosto de 2024, em Vinhedo (SP). Árbitro internacional de judô e professor Kodansha 6º Dan, Hobold dedicou grande parte de sua vida à modalidade. Sua esposa, Cristiane Hobold, e sua filha, Ana Luiza Hobold, participaram da cerimônia em sua memória.
Paraná Combate: Um Evento em Crescimento
Idealizado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior em 2021, o Paraná Combate tem se consolidado como uma referência em competições de esportes de combate no Brasil. O evento é organizado pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em parceria com as federações esportivas das modalidades.
A próxima edição do Paraná Combate está programada para acontecer em outubro, no Refúgio Biológico Maracaju, em Guaíra (PR).
Para mais detalhes e documentos oficiais da competição, incluindo boletins e classificações completas, acesse o site da Secretaria do Esporte neste link.
Comentários estão fechados.