
O Governo do Estado do Paraná vai distribuir 21.165 mudas de espécies nativas em atividades coordenadas pelo Instituto Água e Terra (IAT) para celebrar o Dia da Árvore, no próximo domingo (21). A ação vai regenerar uma área de 35 hectares, equivalente a 40 campos de futebol, com atividades que começaram nesta quarta-feira (17) em Santa Fé (Noroeste) e seguem até quinta-feira (25) em diferentes municípios.
Programação das ações
As atividades incluem:
- Plantio de mudas em áreas de nascente e mata ciliar;
- Palestras em escolas da rede pública, voltadas à educação ambiental;
- Coleta de resíduos sólidos descartados irregularmente, além de sucata eletrônica e óleo de cozinha.
O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
Importância ambiental
Segundo o engenheiro florestal do IAT, Alexandre Mastella, a ação é estratégica no enfrentamento às mudanças climáticas:
“A árvore que se desenvolve a partir dessas mudas intensifica o estoque de carbono no solo, a ciclagem de nutrientes e o ciclo da água, devolvendo equilíbrio ao ambiente.”
Entre as espécies que serão doadas estão araucária, ipê-amarelo, açoita-cavalo, araçá, pitangueira e cerejeira-do-mato. Parte da produção contempla espécies ameaçadas de extinção.
Produção das mudas
As árvores são cultivadas em 19 viveiros florestais e dois laboratórios de sementes administrados pelo IAT. Entre os municípios com viveiros estão São José dos Pinhais, Cascavel, Guarapuava, Cornélio Procópio, Pato Branco, Toledo, Umuarama e Paranavaí. Os laboratórios estão em São José dos Pinhais e Engenheiro Beltrão.
Assembleia aprova redução de 45% no IPVA a partir de 2026
O gerente de Restauração Ambiental do IAT, Mauro Scharnik, reforçou os objetivos da iniciativa:
“As atividades da Semana da Árvore despertam consciência ambiental e trazem benefícios como o controle da erosão, redução de enxurradas, combate aos efeitos climáticos e fornecimento de alimentos à fauna.”
Programa Paraná Mais Verde
A ação integra o Paraná Mais Verde, que promove o plantio de espécies nativas como forma de conciliar desenvolvimento ambiental, econômico e social. O programa é dividido em seis frentes:
- Revitaliza Viveiros;
- Viveiros Socioambientais;
- Incentivo a Espécies Ameaçadas de Extinção;
- Datas comemorativas;
- Parques Urbanos;
- Poliniza Paraná.
Comentários estão fechados.