
O Paraná conquistou metade das seis principais premiações da Shell Eco-marathon Brasil 2025, uma das maiores competições estudantis de mobilidade sustentável do mundo. Os prêmios foram entregues nesta quinta-feira (28), no Píer Mauá, no Rio de Janeiro (RJ), após três dias de disputas.
Com 11 projetos, o Paraná foi o segundo estado com mais equipes participantes, atrás apenas de Minas Gerais, que levou 12 iniciativas. No total, o evento reuniu mais de 500 universitários em 46 equipes, incluindo representantes de Colômbia, México e Peru.
GCEE faz história com carro movido a hidrogênio
O grande destaque paranaense foi o Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), formado por estudantes da Unioeste e da Unila, em Foz do Iguaçu. O time venceu a categoria Protótipo a hidrogênio, tornando-se o primeiro campeão latino-americano da modalidade, ao registrar uma marca inédita: 60,9 quilômetros por metro cúbico de hidrogênio.
A equipe também apresentou um veículo na categoria Conceito Urbano, sendo atualmente o único projeto da América Latina com célula de combustível a hidrogênio.
Segundo a capitã do time, Giulia Demarchi, aluna de Engenharia Mecânica da Unioeste, a experiência representa um aprendizado além da universidade. “O mais valioso é a resiliência, pois lidamos com desafios constantes, prazos e trabalho em equipe, o que nos fortalece como acadêmicos e profissionais”, afirmou.
O colega Augusto Tomasi, do 1º ano de Engenharia Mecânica, destacou a integração prática da graduação. “O desenvolvimento do protótipo nos obriga a validar conceitos teóricos com cálculos e testes, ampliando nossa compreensão e aplicação do conhecimento.”
Outras conquistas do Paraná
Além do título inédito, o Paraná também garantiu vitórias em outras categorias:
- UTFPR Medianeira: campeã no Conceito Urbano a bateria elétrica.
- UFPR Curitiba: campeã no Protótipo a hidrogênio.
- UTFPR Pato Branco: 2º lugar em Protótipo a combustão interna.
- UTFPR Medianeira: 3º lugar na mesma categoria.
Já o segundo veículo da equipe GCEE, concorrendo com 24 projetos, ficou em 8º lugar no Protótipo elétrico, com marca de 114 km/kWh.
As premiações variaram entre US$ 1.500 para os campeões (cerca de R$ 8,1 mil), US$ 1.000 para segundos colocados (R$ 5,4 mil) e US$ 500 para terceiros (R$ 2,7 mil).
Formação tecnológica e apoio institucional
Com 16 anos de trajetória, o GCEE atua no desenvolvimento de protótipos veiculares de alta eficiência e na formação profissional de estudantes em inovação e sustentabilidade. Atualmente, são mais de 30 acadêmicos de diferentes cursos da Unioeste e Unila, em um projeto de caráter multidisciplinar e internacional, que reúne brasileiros, paraguaios e chilenos.
O coordenador do projeto, professor Fernando Gaiotto, destacou a importância da ciência e tecnologia para o futuro da mobilidade. “Ao investirmos em inovação, capacitamos nossos alunos a conhecer tecnologias de ponta, desenvolver competências e projetar o Paraná no cenário internacional”, disse.
Em 2023, o carro movido a hidrogênio da equipe recebeu aporte de R$ 150 mil do Governo do Estado, via Fundo Paraná, além do apoio da Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e empresas parceiras.
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