Paraná é o 3º estado mais competitivo do Brasil

O Paraná consolidou-se como o 3º estado mais competitivo do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com Tendências, Gove e Seall. O Estado alcançou nota 71,6, atrás apenas de São Paulo (81) e Santa Catarina (79,6).

Essa é a quarta vez consecutiva que o Paraná ocupa a 3ª colocação, o que evidencia consistência nas políticas públicas implantadas nos últimos anos.

Avanços em educação, inovação e sustentabilidade

Entre os principais destaques, o Paraná avançou do 5º para o 4º lugar em educação, liderando o Ideb da educação básica e ampliando a taxa de frequência no ensino fundamental. Também subiu uma posição em inovação, graças ao aumento expressivo na concessão de bolsas de mestrado e doutorado.

Na solidez fiscal, o Estado passou da 8ª para a 6ª colocação, mantendo indicadores de liquidez e solvência que resultaram no Capag A em 2024.

Outro destaque é a sustentabilidade ambiental, em que o Paraná é vice-líder nacional. O Estado ocupa o 1º lugar em reciclagem de lixo, 2º em coleta seletiva e lidera em transparência no combate ao desmatamento, com redução de 64% da perda da Mata Atlântica em 2024.

Competitividade no mercado de trabalho

O Paraná ocupa o 3º lugar em inserção econômica dos jovens e mantém a 4ª posição em formalidade do mercado de trabalho, com mais de 6 milhões de pessoas ocupadas.

Em capital humano, o Estado está em 4º lugar, com avanços na produtividade do trabalho (9º para 7º) e na qualificação dos trabalhadores (9º para 6º).

Cidades paranaenses em destaque

O relatório também avaliou a competitividade municipal:

  • Curitiba entrou para o top 5 das cidades mais competitivas do Brasil, avançando três posições em economia (4º lugar) e 11 em sociedade (36º).
  • Maringá ficou em 7º lugar.
  • Londrina (39º), Paranavaí (40º), Francisco Beltrão (41º), Pinhais (45º), São José dos Pinhais (56º), Pato Branco (64º), Campo Mourão (66º), Cascavel (70º), Ponta Grossa (82º), Araucária (86º) e Toledo (92º) também aparecem no top 100.

Entre os destaques:

  • Londrina lidera nacionalmente no funcionamento da máquina pública.
  • Paranavaí é o 2º melhor município do Brasil em educação.
  • Pato Branco subiu 36 posições e ocupa a 3ª colocação no pilar educação, com salto de 87 posições no Ideb dos anos finais do fundamental.

O secretário de Administração e Previdência, Luizão Goulart, afirmou que o Paraná tem sido referência em sustentabilidade e eficiência administrativa. Já o presidente do CLP, Tadeu Barros, destacou que um estado competitivo é aquele que “entrega bem-estar social e qualidade de vida à população”.

O Paraná também manteve a 2ª posição na análise específica sobre utilização de ESG (Ambiental, Social e Governança) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) nas políticas públicas.

O relatório completo pode ser acessado neste link.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.