O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou um levantamento que coloca o Paraná em quinto lugar no Brasil em relação ao número de médicos, com mais de 37 mil profissionais registrados. A densidade médica do estado é de 3,2 médicos para cada grupo de mil habitantes, acima da média nacional.
Crescimento do número de médicos no Brasil
O estudo faz parte da pesquisa Demografia Médica no Brasil, que aponta um aumento expressivo no número de médicos em todo o país. Desde 2010, o Brasil praticamente duplicou o número de médicos, passando de 304 mil para 576 mil em 2024. Esse crescimento foi impulsionado pela expansão do ensino médico e pelo aumento da demanda por serviços de saúde.
Paraná entre os líderes em número absoluto e densidade
Em números absolutos, o Paraná se destaca como o quinto estado com maior número de médicos, atrás apenas de São Paulo (166 mil), Minas Gerais (72 mil), Rio de Janeiro (70 mil) e Rio Grande do Sul (37 mil). Em termos de densidade médica, o Paraná ocupa a sétima posição nacional, com 3,2 médicos por mil habitantes.
O levantamento do CFM também ressalta as disparidades na distribuição de médicos entre as capitais e o interior dos estados. As capitais concentram 52% dos médicos, apesar de abrigarem apenas 23% da população do país, enquanto os municípios do interior possuem 48% dos médicos para atender 77% da população.
LEIA TAMBÉM
Desde 1990, o número de médicos no Brasil quadruplicou, passando de 131 mil para 576 mil em 2024. Esse crescimento reflete um aumento de 339%, resultante da expansão do ensino médico e da crescente necessidade de serviços de saúde.
Em comparação com outros países, 13 estados brasileiros apresentam uma densidade médica igual ou superior à dos Estados Unidos (2,7 médicos por mil habitantes) e de países como Japão e Coreia do Sul (2,6 médicos por mil habitantes). Seis estados, incluindo o Paraná, superam o índice do Reino Unido (3,2 médicos por mil habitantes).
Comentários estão fechados.