A delegação paranaense ficou com o quarto lugar geral no Campeonato Brasileiro de Faixas Coloridas, competição promovida pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), entre os dias 14 e 16 de outubro em Caldas Novas, Goiás.
O grupo era formado por 22 atletas, convocados pela Federação Paranaense de Taekwondo, sendo 18 do município de Vitorino, três de Londrinae um atleta de Toledo. De acordo com Rafael Sales, delegado técnico da equipe paranaense, esta foi a primeira competição oficial promovida pela CBTKD envolvendo atletas de níveis intermediários, ou seja, das faixas que antecedem a faixa preta, o grau máximo de aptidão técnica da modalidade.
De acordo com o site da Confederação, em linhas gerais a graduação dos atletas possui 10 níveis, representados por faixas que vão da branca até a vermelha. A faixa preta também possui diferentes níveis de graduação.
A competição teve disputas de poomsae e kyorugui, nas categorias infantil, cadete, juvenil, adulto e master.
O primeiro lugar geral ficou com o estado anfitrião, o segundo lugar com a equipe do Rio Grande do Sul, o terceiro lugar ficou com Minas Gerais e o quinto lugar com o estado do Mato Grosso do Sul.
A equipe do Paraná conquistou 11 medalhas de ouro, seis medalhas de prata e 10 medalhas de bronze. De acordo com Sales, o resultado representa uma grande conquista. “O Campeonato teve um nível técnico muito alto. Saio satisfeito com o desempenho dos atletas, pois demonstraram garra em todas as categorias disputadas, representamos o município de Vitorino e o estado do Paraná da melhor maneira possível. Parabenizo todos os atletas pelo excelente desempenho. Todos voltaram com medalhas, mas mais importante do que as medalhas, é o amadurecimento de cada um, a vivência da viagem, os novos conhecimentos e superação. Agradeço aos pais por acreditar em meu trabalho, a todos nossos patrocinadores e a Prefeitura Municipal de Vitorino”, disse.