O Paraná começa a semana sob a influência de uma massa de ar quente e seco, que traz sol e calor para a maioria das regiões do estado. Na manhã deste domingo (18), as temperaturas já apresentam uma elevação significativa, com a sensação de calor aumentando rapidamente, tornando o dia ideal para atividades ao ar livre.
A onda de calor que tem marcado os últimos dias no Paraná deve continuar até quinta-feira, 22 de agosto. Durante esse período, as temperaturas máximas poderão alcançar 34°C em Capanema, na região Sudoeste, e até 30°C em Pato Branco. A umidade relativa do ar, por sua vez, ficará baixa, especialmente à tarde, aumentando o risco de incêndios florestais. Em razão dessas condições, o Simepar, em conjunto com o Instituto Água e Terra (IAT), emitiu um alerta para o risco elevado de incêndios na região.
A boa notícia para quem não suporta o calor intenso é que a onda de calor tem data para terminar. De acordo com os modelos numéricos, uma nova frente fria deve chegar ao estado na próxima sexta-feira, 23 de agosto, trazendo chuva e uma acentuada queda nas temperaturas. Para o próximo final de semana, a previsão é de temperaturas mínimas na casa dos 3°C em diversas cidades do Sudoeste paranaense, indicando uma mudança brusca no clima.
LEIA MAIS
Tempo seco eleva risco de incêndios florestais no Paraná
Com sol, altas temperaturas e baixa umidade do ar previstas para os próximos dias, é recomendável que a população se mantenha hidratada, evite atividades físicas intensas nas horas mais quentes do dia e esteja atenta aos riscos de incêndios. Além disso, prepare-se para a chegada da frente fria, que trará um alívio no calor, mas também exigirá cuidados com as baixas temperaturas esperadas no final de semana.
Comentários estão fechados.