Durante a Agroleite 2025, realizada em Castro, nos Campos Gerais, o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (7) novos investimentos em inovação tecnológica para o setor agropecuário do Paraná, com destaque para a criação de um laboratório de biotecnologia do leite e a implantação da primeira fábrica brasileira da tecnologia SteriCerto.
Com aporte estadual de R$ 20 milhões, o laboratório PNB Leite (Plataforma de Biotecnologia no Leite) será o mais moderno do Brasil voltado à pesquisa em derivados lácteos, com foco em sanidade, nutrição e genética animal. A estrutura será instalada no Parque Tecnológico Agroleite, com gestão técnico-científica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Cooperativa Castrolanda e outras instituições do setor.
“O objetivo é gerar valor agregado à produção leiteira, especialmente para pequenos produtores e cooperativas, com tecnologias aplicadas à qualidade do leite, novos produtos e alimentos funcionais”, destacou o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona. A construção do laboratório começará em 2026, com início das atividades previsto para 2027.
Fábrica do SteriCerto chega ao Brasil com sede no Paraná
Outra novidade anunciada foi a instalação, no Paraná, da primeira fábrica do SteriCerto, tecnologia húngara de condicionamento vegetal que utiliza água modificada em nível molecular com propriedades antifúngicas, bactericidas e sanitizantes, sem uso de químicos. A iniciativa é resultado da parceria entre o Governo do Estado, o Tecpar, o Consulado-Geral da Hungria em São Paulo e a empresa Ferticerto Soluções Orgânicas.
O SteriCerto já foi validado para diferentes cultivos no Brasil, com resultados no controle biológico de pragas e doenças, e será testado também na pecuária leiteira, com destaque para o combate à mastite.
A produção em escala industrial do produto será viabilizada pela nova planta no Estado, que reforçará a agricultura de base biotecnológica e reduzirá a dependência de defensivos químicos no campo.
Paraná tem 3ª maior receita do comércio no Brasil em 2023
Agroleite 2025 celebra inovação e geração de negócios
A 25ª edição da Agroleite trouxe o tema “História que impulsiona o amanhã” e consolidou o evento como vitrine internacional da cadeia leiteira na América Latina. São 370 expositores e mais de 550 animais das raças Holandesa e Jersey, com expectativa de R$ 500 milhões em negócios e 160 mil visitantes.
A feira reúne torneios leiteiros, dinâmicas de máquinas, fóruns técnicos, painéis com tendências do setor e visitas técnicas a propriedades da região. A organização é da Castrolanda, que também lidera o projeto do Parque Tecnológico Agroleite, integrando startups, empresas, universidades e produtores rurais.
“O Governo do Paraná é um grande parceiro do agro, com políticas de inovação que refletem diretamente no aumento da produtividade e sustentabilidade”, afirmou Willem Berend Bouwman, presidente da Castrolanda.
Comentários estão fechados.