O Paraná, por meio das ações da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, planeja antecipar a meta de universalização do saneamento, inicialmente prevista no Marco do Saneamento para 2033. Apontado pelo Instituto Trata Brasil como um dos estados com melhores índices de saneamento do país, o estado pretende alcançar essa meta antes do prazo com um investimento de R$ 11,2 bilhões. A previsão do governo estadual é de que essse investimento garanta o índice de 100% de atendimento com água tratada e à expansão dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto, que receberão 65% dos recursos.
A Sanepar, hoje presente em 344 municípios, pretende investir em sistemas em todas as regiões do estado, focando especialmente nas cidades menores para que atinjam 90% de cobertura no serviço de coleta e tratamento de esgoto sanitário até 2028.
Obras em andamento
Este ano, a Sanepar já autorizou o início de obras em 20 cidades de médio e pequeno porte, incluindo Palotina, Campo Mourão, Medianeira, Adrianópolis, Irati, Ivaiporã, Pinhais, General Carneiro, Cerro Azul, Catanduvas, Paulo Frontin, Planalto, Xambrê, Alto Piquiri, Formosa do Oeste, Mandaguaçu, Rio Azul, Jardim Alegre, Inácio Martins e Porto Amazonas. Essas cidades terão o sistema de coleta e tratamento de esgoto ampliado, com previsão de conclusão até o fim de 2024. Além disso, obras de construção de estações de tratamento, unidades de bombeamento e novas redes coletoras estão em andamento em Araucária, Irati, Manoel Ribas, Ponta Grossa, Arapongas, Loanda, São Jorge do Patrocínio, Arapongas, Barbosa Ferraz, Nova Esperança, União da Vitória e Imbituva. Somente a instalação de novas redes de coleta totaliza 237 quilômetros de tubulações, quase a distância entre Curitiba e União da Vitória.
Wilson Bley, diretor-presidente da Sanepar, destacou que a Companhia já apresenta indicadores acima da média nacional e busca ir além. No momento, mais de 80% da população do Paraná tem acesso à coleta de esgoto, com 100% desse esgoto tratado, enquanto no Brasil, apenas 56% do esgoto é coletado e 52,2% tratado.
Bley ressaltou que o plano robusto de investimentos coloca o Paraná como referência em saneamento, contribuindo para a economia em todas as regiões do estado. Segundo ele, “a cada R$ 35 mil investidos no saneamento são criadas pelo menos seis oportunidades de emprego de forma direta e indireta”, aponta.
Leura Conte de Oliveira, diretora de Investimentos da Sanepar, comentou que o Marco Legal trouxe grandes desafios para o setor de saneamento no país. Ela destacou o compromisso da Sanepar em avançar na universalização, empenhando esforços e um grande volume de recursos. O objetivo é garantir, além da água tratada, o esgotamento sanitário em todo o Paraná.
Oliveira acrescentou que, devido à complexidade do setor, especialmente no que se refere ao tratamento de esgoto e legislações ambientais restritivas, a empresa trabalha no planejamento, desenvolvimento de projetos e levantamento em campo. A Sanepar mantém o foco no orçamento dos projetos necessários e na busca de recursos financeiros para implementar as obras com segurança e de acordo com os padrões ambientais exigidos. “A Sanepar trata 100% dos esgotos coletados, um diferencial significativo para o país, mesmo com a legislação ambiental do Paraná sendo mais restritiva que a federal”, disse a diretora.
Parcerias e reconhecimento
A Companhia também tem adotado concessões administrativas e Parcerias Público-Privadas (PPPs) como um caminho para a universalização. Nesse modelo, 112 municípios das microrregiões Centro-Leste e Oeste do Paraná receberão obras de esgotamento sanitário.
O projeto de universalização do saneamento será concretizado com recursos da Sanepar e financiamentos de bancos nacionais, como a Caixa e o BNDES, e internacionais, como o alemão KFW.
O trabalho e o planejamento da Sanepar para levar saneamento básico a todas as regiões do Paraná renderam à empresa o reconhecimento da Global Water Intelligence e do Global Water Leaders. A Sanepar foi eleita a melhor empresa do mundo em ações para a universalização do saneamento, recebendo o Prêmio Campeões do ODS 6, que reconhece esforços para garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.
Concorrendo com 37 empresas do setor da América Latina, Ásia e África, a Sanepar estava entre as quatro finalistas, após o primeiro processo seletivo.
Comentários estão fechados.