Paraná lidera contratações de jovens no Brasil em 2024

As Agências do Trabalhador do Paraná e seus postos avançados empregaram 68.423 jovens entre 18 e 29 anos em vagas com carteira assinada entre janeiro e setembro de 2024, consolidando o Estado na liderança nacional em contratações pela rede Sine. Em comparação, o Ceará ocupou a segunda posição com 24.298 contratações, seguido por São Paulo com 20.790.

Esse desempenho representa 39% do total das 174.826 colocações de jovens no mercado de trabalho realizadas pelo Sine em todo o Brasil, reforçando o papel do Paraná como referência na empregabilidade de jovens. Em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram registrados 55.905 empregos formais para essa faixa etária, o Estado apresentou um crescimento de 22%.

Somente em setembro, a rede Sine do Paraná facilitou o ingresso de 6.884 jovens no mercado de trabalho. Novamente, o Estado superou o Ceará (3.301 contratações) e São Paulo (1.584 contratações), consolidando a liderança no apoio ao emprego formal para a juventude.

O secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, atribui esses resultados ao sucesso de ações e programas específicos do Governo do Paraná, como iniciativas gratuitas de qualificação profissional. “Os jovens enfrentam mais dificuldades na inserção profissional pela falta de experiência. Nossa estratégia é oferecer apoio para que eles comecem suas carreiras de maneira sólida, com formação voltada ao mercado de trabalho”, destacou o secretário.

O Governo do Paraná oferece cursos de qualificação gratuitos, e para alguns, os alunos recebem uma bolsa-auxílio de R$ 600, cobrindo despesas de transporte e alimentação para estudantes com frequência regular. Esses cursos são um incentivo extra para jovens que buscam aprimoramento e melhores oportunidades de emprego. Mais informações sobre os cursos e inscrições podem ser encontradas no site www.qualificacao.pr.gov.br.

Leia também

Além de sua posição de liderança na empregabilidade jovem, o Paraná se destaca na indústria alimentícia, sendo o segundo maior empregador do setor no Brasil, com 237 mil trabalhadores. Este desempenho ressalta a força do Estado na geração de empregos e a efetividade das políticas públicas voltadas à capacitação e ao desenvolvimento econômico.

Para saber mais sobre as oportunidades de emprego e os programas de qualificação profissional no Paraná, acompanhe as atualizações no portal oficial do Trabalho e Qualificação do Paraná e confira as novidades das Agências do Trabalhador em sua cidade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.