O Paraná foi o estado que registrou o maior crescimento do turismo no Brasil em julho de 2025, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A alta foi de 2% em relação a junho, resultado que colocou o Estado em liderança nacional, ao lado do Espírito Santo, que também apresentou o mesmo índice.
No mesmo período, a média brasileira recuou 0,7%, mostrando que apenas seis dos 18 estados pesquisados tiveram desempenho positivo. Além de Paraná e Espírito Santo, cresceram Alagoas (1,8%), Minas Gerais (1,1%), Pernambuco (0,9%) e São Paulo (0,6%). O Ceará ficou estável, e outros dez estados apresentaram retração.
Comparação anual e acumulada
Na comparação com julho de 2024, o turismo paranaense avançou 6,6%, o dobro da média nacional, que foi de 3,3%. Esse resultado garantiu ao Paraná a quarta melhor performance do País, atrás apenas de Rio Grande do Sul (18,6%), Distrito Federal (7%) e Ceará (6,9%).
No acumulado entre janeiro e julho de 2025, o crescimento foi de 5,8%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a alta chegou a 7,4%, confirmando a trajetória de expansão do setor.
Receita do turismo também cresce acima da média
O avanço da atividade turística impactou diretamente a receita nominal do setor. Na comparação entre junho e julho, o Paraná registrou alta de 3,8%, o segundo maior crescimento do País, atrás apenas de Alagoas (6%). Em seguida aparecem Ceará (3,4%), Pernambuco (3,1%) e Espírito Santo (2,7%). A média nacional ficou em 1%.
Comparado a julho de 2024, o faturamento paranaense subiu 11,1%, o quinto melhor índice nacional, superado por Rio Grande do Sul (31,1%), Amazonas (16,7%), Ceará (12,3%) e Rio de Janeiro (11,2%). A média brasileira foi de 8,4%.
No acumulado do ano (janeiro a julho), a receita do turismo no Paraná cresceu 10,7%, e no acumulado de 12 meses, a alta chegou a 11,5%.
Panorama nacional
Os dados da PMS indicam que, mesmo em um cenário de retração nacional, o Paraná vem se consolidando como um dos principais polos turísticos do Brasil, com desempenho consistente em diferentes recortes temporais.
Confira aqui a variação da atividade turística em julho por estados.
Comentários estão fechados.