Paraná lidera crescimento econômico no Brasil com alta de 6,9%

O Paraná registrou o maior crescimento da atividade econômica do Brasil nos cinco primeiros meses de 2025, com alta de 6,9%, segundo dados do Banco Central. O índice é o dobro da média nacional, que foi de 3,4% no mesmo período, uma diferença de 3,5 pontos percentuais. O comparativo é com os mesmos meses do ano passado. As informações foram reunidas pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Estados com melhor desempenho econômico
Após o Paraná, aparecem no ranking Santa Catarina (6,1%), Goiás (6%) e Pará (5,6%). Na outra ponta, os piores resultados foram do Rio Grande do Sul (0,6%) e Pernambuco (-0,9%). O Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central é uma ferramenta que antecipa tendências do Produto Interno Bruto (PIB) e acompanha o ritmo econômico das Unidades da Federação.

“Esse resultado reflete o dinamismo da nossa economia e o forte planejamento estratégico do Governo, que é parceiro do setor produtivo”, destacou Ulisses Maia, secretário estadual de Planejamento.

Indústria, comércio e turismo impulsionam alta
O crescimento paranaense é generalizado. A indústria do Paraná avançou 5,7% entre janeiro e maio, segundo a Pesquisa Industrial Mensal, ficando atrás apenas do Pará (9,6%). No acumulado de 12 meses, a alta foi de 6,4%, a segunda maior do país.

O comércio varejista também registrou forte desempenho: 3% de crescimento, quase o triplo da média nacional (1,1%), conforme a Pesquisa Mensal do Comércio. O destaque ficou para o segmento de móveis e eletrodomésticos, que subiu 10,5%.

No turismo, o Paraná teve aumento de 5,7% no volume de vendas em 2025, superando Pernambuco (2,7%), Rio Grande do Sul (4,9%) e Minas Gerais (-0,5%). Na agropecuária, o estado manteve a liderança nacional na produção de aves no 1º trimestre e segue como segundo maior produtor de grãos do Brasil, com exportações para mais de 200 países.

Geração de empregos reforça cenário positivo
Entre janeiro e maio, o Paraná foi o terceiro estado que mais criou empregos formais no Brasil, com 84.882 novas vagas, crescimento registrado em 81,7% dos municípios.

Para Jorge Callado, diretor-presidente do Ipardes, os números confirmam a força da economia paranaense: “Tivemos um bom primeiro semestre e os indicadores deixam isso bem claro. O Paraná tem a quarta maior economia do Brasil e continua em expansão”.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.