
O curso de formação de merendeiras promovido pelo Governo do Paraná já mostra resultados práticos nas escolas da rede estadual. No Colégio Estadual Professora Marilze da Luz Brand, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, merendeiras estão aplicando técnicas e receitas aprendidas durante a capacitação para oferecer refeições mais saborosas e nutritivas aos estudantes.
A formação, inédita, foi realizada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) em 22 cidades, nas cozinhas-escola do Senac, durante o recesso escolar. Cerca de 2 mil profissionais participaram do curso, que recebeu investimento de R$ 364 mil.
Novos sabores, mais nutrição e criatividade no preparo
No conteúdo programático do curso, as merendeiras aprenderam formas criativas de trabalhar ingredientes que costumam ter baixa aceitação entre os estudantes, como berinjela, beterraba e couve — alimentos regularmente enviados às escolas pela merenda estadual.
Andreia Correia, merendeira com 15 anos de atuação na escola de Araucária, destacou a experiência como transformadora. “Você aprende, troca experiências com outras merendeiras e com chefs de cozinha. Já comecei a aplicar lições de higienização, armazenamento e introdução de legumes em receitas queridas pelos alunos, como farofa. Quero testar agora o pão com beterraba, por exemplo”, relatou.
Estudantes percebem melhorias na alimentação escolar
As mudanças têm sido bem recebidas pelos alunos. “Elas fazem comida boa e se empenham bastante”, elogiou Laura Padilha, aluna da instituição. Para Jheniffer Jatobá, outro destaque é o equilíbrio nutricional das refeições: “Tem proteína, carboidrato e salada”.
Fundepar aposta na formação para estimular hábitos saudáveis
A nutricionista da Fundepar, Giovana Ferreira, ressaltou o impacto do curso. “Foi uma iniciativa pioneira que proporcionou novas técnicas culinárias para melhorar o preparo de alimentos com baixo consumo pelos alunos. A escola tem esse papel de estimular hábitos saudáveis, apresentando alimentos de forma mais atrativa”, afirmou.
Merenda na rede estadual: alimentos frescos e da agricultura familiar
O Governo do Paraná adquire anualmente quase 50 mil toneladas de alimentos para garantir três refeições por turno nas escolas da rede. Em 2024, foram 49 mil toneladas, das quais 11 mil toneladas vieram da agricultura familiar, abastecida por mais de 20 mil famílias.
A utilização de alimentos orgânicos também cresce. Atualmente, cerca de 1,4 mil famílias fornecem 2,7 mil toneladas de produtos orgânicos, representando 25% da produção familiar adquirida para a merenda escolar.
Comentários estão fechados.