Paraná promove Semana Estadual da Inovação em todo o Estado

O Governo do Paraná realizará, de 16 a 22 de outubro, a Semana Estadual da Inovação 2024, um evento dedicado à promoção do ecossistema de inovação em todo o estado. A programação inclui visitas, exposições e atividades abertas ao público em ambientes promotores de inovação, como hubs, incubadoras e universidades. A iniciativa, liderada pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), contará com a participação de diversas secretarias estaduais, universidades, prefeituras e entidades parceiras.

A programação completa do evento pode ser acessada no site oficial da Semana de Inovação, que também disponibilizará atualizações diárias dos eventos.

União Entre Governo, Academia e Sociedade

O secretário de Inovação, Alex Canziani, destacou a importância da colaboração entre governo, academia e sociedade civil nas ações desenvolvidas. “Temos uma lei que prevê a realização da Semana da Inovação em outubro. Este ano, entre os dias 16 e 22, teremos a oportunidade de mostrar as inovações que o Paraná está realizando e as ações que pretendemos implementar para potencializar ainda mais o Estado”, afirmou.

A Semana Estadual da Inovação visa integrar os diversos atores do ecossistema de ciência e tecnologia, promovendo a troca de ideias e a disseminação de conhecimentos, como ressaltou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Bona. “É o movimento da inovação reunindo os grandes ativos do Estado nesta área, possibilitando a troca de ideias e a articulação de nosso sistema de ciência, tecnologia e inovação”, explicou.

Rota da Inovação e Turismo Tecnológico

Uma das principais atividades da semana será a Rota da Inovação, uma iniciativa que permite à população visitar e participar de atividades em hubs, incubadoras, universidades, laboratórios e feiras de tecnologia e inovação. A Rota da Inovação visa incentivar o turismo tecnológico e levar a cultura da inovação para diferentes regiões do Paraná. “O turismo de inovação está em alta e Curitiba está entre as cidades mais procuradas do Brasil neste segmento. A Semana é muito importante para levar essa cultura que já está enraizada na Capital para todo o Estado, estimulando também as viagens dentro do Paraná”, destacou o secretário de Turismo, Marcio Nunes.

Empresas, startups e ambientes de inovação interessados em abrir seus espaços para visitas ou ações durante a Semana Estadual da Inovação ainda podem se inscrever até 11 de outubro. O cadastro pode ser feito por meio do formulário disponível no site do evento.

Pacto pela Inovação: Incentivo aos Municípios

Um dos destaques da programação é o lançamento do Pacto pela Inovação, que buscará envolver os 399 municípios do Paraná em um compromisso para promover a inovação em todo o estado. A iniciativa inclui o financiamento de ações que incentivem a cultura de inovação, com o objetivo de expandi-la para todas as cidades, não apenas para os grandes centros.

O projeto é amparado pela recente atualização da lei que regulamenta o Fundo Paraná, o que permitirá a distribuição de recursos de acordo com o porte dos municípios e seus indicadores sociais. Os valores poderão ser transferidos diretamente para os fundos municipais de ciência, tecnologia e inovação, sem a necessidade de convênios ou instrumentos jurídicos adicionais.

LEIA TAMBÉM

Os municípios que desejarem participar deverão cumprir alguns critérios, como a criação de um Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o desenvolvimento de uma Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Queremos que os municípios sigam uma jornada para torná-los mais inovadores. Desde o início, assumimos o compromisso de levar inovação a todos os municípios do Paraná, não apenas aos grandes centros”, afirmou Canziani.

Participação e Patrocínio

Interessados em patrocinar ações durante a Semana da Inovação também podem acessar o edital de chamamento de patrocínio disponibilizado pela Secretaria de Inovação no site oficial do evento.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.