O Paraná se prepara para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, marcado para este sábado (13). Uma extensa operação foi organizada para facilitar o acesso à vacinação, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades de deslocamento durante a semana. No total, 1.351 salas de vacinação estarão abertas em todo o estado, com cerca de 10.900 profissionais de saúde mobilizados para o evento.
Esta iniciativa é uma colaboração entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e o Ministério da Saúde, refletindo um esforço conjunto para ampliar a cobertura vacinal. O horário de imunização será das 8h às 17h, variando conforme a programação local de cada município.
Além da vacina contra a gripe, a população terá a oportunidade de atualizar sua caderneta de vacinação com outros imunizantes do Calendário Nacional de Imunização, dependendo dos estoques disponíveis nas secretarias municipais. Vacinas como Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite, Pneumocócica, Meningocócica, Tríplice Viral, entre outras, estarão disponíveis.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância desta ação: “Queremos convocar os paranaenses para mais um Dia D de vacinação, especialmente para a imunização contra a gripe, e reforçar a importância de manter a imunização em dia. Com o apoio dos municípios e a colaboração da população do Estado, ampliaremos nossa cobertura vacinal e aumentaremos a proteção contra doenças que podem ser prevenidas”.
A 26ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe teve início em 25 de março e até o momento, segundo o Vacinômetro do Ministério da Saúde, 357.892 vacinas foram aplicadas no Paraná, alcançando 9,20% do público-alvo, que inclui um amplo espectro da população, desde crianças a menores de seis anos até idosos, passando por profissionais de várias áreas, gestantes e grupos com condições crônicas.
Com o avanço do frio, a Sesa reitera a importância da vacinação para a prevenção da gripe, especialmente em um período propenso ao aumento de casos. A campanha é uma peça-chave no esforço para manter a saúde pública robusta e proteger as populações mais vulneráveis de doenças evitáveis.
Comentários estão fechados.