Luciana Saito Massa, a primeira-dama do Paraná, organizou uma reunião virtual na tarde desta sexta-feira (3) com mais de 250 prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas e coordenadores da Defesa Civil de municípios paranaenses, com o objetivo de fortalecer a campanha de auxílio SOS RS. A campanha busca arrecadar doações para auxiliar a população do Rio Grande do Sul, atualmente enfrentando a pior catástrofe meteorológica de sua história.
Os itens necessários incluem alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene, limpeza, colchões, colchonetes e cobertas, que podem ser entregues em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná até a próxima quarta-feira (8). Posteriormente, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná será responsável pelo envio desses itens ao Rio Grande do Sul, e uma prestação de contas será realizada pelo governo estadual após o término da campanha.
Luciana Saito Massa relembrou as dificuldades enfrentadas pelo Paraná no fim de 2023, quando o estado também precisou de ajuda externa. “Outubro e novembro foram meses desafiadores, mas nada se compara ao que a população gaúcha está enfrentando agora”, afirmou. Ela reforçou a importância da solidariedade inter-estadual: “É o momento de mostrar nossa solidariedade, ajudando como pudermos, para aliviar o sofrimento dos nossos irmãos no sul”.
Além do apoio via doações, o Paraná já contribuiu enviando 32 bombeiros militares e um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas para resgatar pessoas ilhadas no Rio Grande do Sul, com mais de 150 pessoas já resgatadas. O coronel Fernando Schunig, coordenador estadual da Defesa Civil do Paraná, destacou que a prioridade é salvar vidas, mas que a estrutura já está preparada para ajudar na recuperação pós-crise.
Este esforço se insere em um contexto maior de desastre no Rio Grande do Sul, onde as fortes chuvas afetaram cerca de 351 mil pessoas em 235 municípios. Desde o início da crise, 39 pessoas morreram, 68 ficaram feridas e outras 68 permanecem desaparecidas. As chuvas, que podem ainda intensificar-se, já deslocaram mais de 32 mil pessoas.
O que doar:
- Alimentos não perecíveis
- Água
- Produtos de higiene
- Produtos de limpeza
Corpo de Bombeiros do Paraná estão recebendo os donativos, veja os endereços no Sudoeste:
Em Pato Branco: Unidade sede do 13°GB – Rua Presidente Kennedy, n° 170, Bairro Bortot.
Em Coronel Vivida: Quartel do Corpo de Bombeiros – Rua Clevelândia, n° 789, Bairro São Luiz.
Em Palmas: Quartel do Corpo de Bombeiros – Rua José Joaquim Bahls, n° 1436, Bairro Alto da Glória.
Em Clevelândia: PBC Clevelândia – Rua Marechal Borman, n° 525, Centro.
Em Chopinzinho: PBC Chopinzinho – Avenida Getúlio Vargas, n° 4704, Bairro São Sebastião.
Em Francisco Beltrão: Av. Pref. Guiomar de Jesus Lopes, 700
Em Santo Antônio do Sudoeste: R. Dona Mariquinha, s /n
Em Dois Vizinhos: R. Bento Munhoz da Rocha Neto, 145
Comentários estão fechados.