Paraná reforça vacinação contra gripe após 122 mortes

O vírus da gripe segue pressionando as estatísticas de internações e mortes no Brasil. Somente no Paraná, entre janeiro e junho de 2025, já foram registradas 122 mortes causadas por complicações da influenza. Diante desses números preocupantes, as Unidades de Saúde em todo o estado estão mobilizadas para reforçar a vacinação contra a gripe.

No Paraná, cerca de 4,9 milhões de pessoas fazem parte do público prioritário para imunização. A novidade deste ano é que a vacina contra o vírus Influenza passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação, sendo oferecida durante todo o ano para esses grupos prioritários. Em 2025, o Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses, que serão distribuídas em todo o país.

Os dados reforçam a importância da vacinação: entre janeiro e 21 de junho (semana epidemiológica 25), o Paraná registrou 1.300 casos de Síndrome Respiratória Aguda por influenza e 122 óbitos.

“A vacina é importante porque diminui o risco de infecção. Apesar de não ter uma eficácia de 100% para proteger contra a infecção, ela reduz o risco de se infectar. A vacina também diminui significativamente o risco de formas graves da doença e de hospitalização”, explicou Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe previne de 60% a 70% dos casos graves e mortes. A meta nacional é imunizar 90% do público prioritário. Para os demais grupos, as doses aplicadas serão contabilizadas conforme a disponibilidade local.

Público prioritário para a vacinação contra a gripe

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • Gestantes
  • Puérperas
  • Idosos com 60 anos ou mais
  • Povos indígenas
  • Quilombolas
  • Pessoas em situação de rua
  • Trabalhadores da saúde
  • Professores de escolas públicas e privadas
  • Profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas
  • Trabalhadores portuários
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso
  • Trabalhadores dos Correios
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou condições clínicas especiais
  • População privada de liberdade
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

Ampliação da cobertura vacinal

O objetivo do governo federal é ampliar a cobertura vacinal no país, revertendo a tendência de queda observada em anos anteriores. Segundo Eder Gatti, desde 2023 o Brasil começou a melhorar esses índices com ações como microplanejamento, vacinação em escolas e monitoramento de estratégias municipais.

“Essas ações permitiram que os municípios melhorassem seu desempenho na vacinação e protegessem a população contra doenças evitáveis com vacinas”, destacou Gatti.

A vacina está liberada para toda a população de acordo com a disponibilidade em cada cidade. Para se imunizar, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde com Caderneta de Vacinação ou documento com foto.

Para mais informações sobre o Calendário Nacional de Vacinação e orientações sobre a gripe, acesse o site oficial do Ministério da Saúde.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.