
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) divulgou nesta terça-feira (6) o novo Informe Semanal da Dengue, que registra 4.812 novos casos da doença e três óbitos em decorrência de complicações causadas pelo vírus. Os números se referem ao atual ano epidemiológico de 2025, que acumula até o momento 173.975 notificações, 53.416 diagnósticos confirmados e 43 mortes em todo o Estado.
Os óbitos mais recentes ocorreram entre março e abril, envolvendo duas mulheres e um homem, com idades entre 69 e 80 anos, residentes nos municípios de Maringá (Noroeste), Jataizinho (Norte) e Curiúva (Norte Pioneiro).
Segundo o boletim, 396 municípios paranaenses já apresentaram notificações de dengue, sendo que 356 deles possuem casos confirmados. As Regionais de Saúde com maior número de diagnósticos são:
- Londrina – 12.866 casos confirmados
- Paranavaí – 10.226 casos
- Maringá – 6.805 casos
- Jacarezinho – 3.596 casos
- Umuarama – 3.380 casos
Outras arboviroses
O informe também atualiza os dados sobre Chikungunya e Zika, doenças que também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Foram 2.686 casos confirmados de Chikungunya, a partir de 6.277 notificações. Já em relação ao vírus Zika, houve 57 notificações, mas nenhum caso confirmado até o momento.
Ações de combate
Entre as estratégias adotadas para o enfrentamento das arboviroses no Paraná, destaca-se o Método Wolbachia, tecnologia que utiliza uma bactéria natural para reduzir a transmissão da dengue, zika e chikungunya. O projeto será ampliado em Londrina e Foz do Iguaçu, com cobertura prevista para 100% do território dessas cidades.
Dia D de Multivacinação
Além disso, no próximo sábado (10), o Estado promove o Dia D de Multivacinação, com meta de aplicar 300 mil doses de vacinas em crianças, adolescentes e adultos, reforçando a proteção contra diversas doenças, inclusive as preveníveis por imunização de rotina.
Comentários estão fechados.