Paraná regulamenta Renave e agiliza revenda de veículos usados

O Governo do Paraná regulamentou oficialmente o Sistema de Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) por meio da portaria nº 562/2025 do Detran-PR, assinada nesta quarta-feira (6) pelo vice-governador Darci Piana. A medida moderniza e simplifica o processo de transferência de veículos usados, com possibilidade de conclusão em poucas horas, eliminando a espera de até três dias.

Com a nova regulamentação, os despachantes documentalistas podem revisar, inserir e finalizar os documentos diretamente no sistema do Detran-PR, sem necessidade de envio prévio à Ciretran. A mudança torna o Paraná pioneiro na automação de processos veiculares.

“Estamos agilizando as negociações de veículos usados, beneficiando lojistas, consumidores e toda a economia do Estado”, destacou Piana.

Menos burocracia, mais agilidade e autonomia para o setor

A regulamentação do Renave permite que feirões de veículos e eventos automotivos possam concluir negociações imediatamente, inclusive nos fins de semana, sem precisar aguardar o retorno do expediente público.

Santin Roveda, diretor-presidente do Detran-PR, ressaltou que a medida alia eficiência, segurança e inovação. “Estamos entregando mais autonomia a lojistas e despachantes, com controle seguro de estoques. O Detran do Paraná segue como referência nacional”, afirmou.

Para os despachantes, a mudança representa ampliação da atuação. 80% dos processos veiculares do Paraná envolvem despachantes. “Somos parte dessa inovação e trabalhamos para desburocratizar o sistema com responsabilidade”, destacou Douglas Bienert, presidente do CRDD-PR.

Consumidor final é diretamente beneficiado com novo modelo

Entre os avanços mais significativos está a digitalização total da documentação, eliminando o reconhecimento de firma e proporcionando maior agilidade e segurança jurídica nas transações, inclusive com o uso de certificação digital.

“O consumidor pode concluir a compra no fim de semana, com total segurança. Ganha o lojista, ganha o comprador e ganha o Estado com processos mais eficientes”, afirmou César Lanzoni, presidente da Associação dos Revendedores de Veículos do Paraná.

Detran-PR mantém fiscalização e segurança nas transações

Apesar da autonomia concedida, o Detran-PR continuará exercendo função fiscalizadora, assegurando a conformidade dos dados e a responsabilidade integral dos estabelecimentos credenciados. O sistema exige a verificação e validação documental, garantindo transparência nas operações.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.