Paraná tem 2ª melhor cobertura vacinal do Brasil e avança em saúde pública

O Paraná conquistou em 2024 a segunda melhor cobertura vacinal do País, com 85,9%, ficando atrás apenas de Mato Grosso do Sul (100%), segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com base em dados oficiais.

O índice considera o número de doses aplicadas — 1ª, 2ª, 3ª ou dose única, conforme o imunizante — dividido pela população-alvo, multiplicado por 100.

Vacinas com metas superadas

O Estado ultrapassou as metas de cobertura vacinal do Ministério da Saúde em seis imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em 2024, alcançando o melhor resultado desde 2015 para crianças menores de dois anos e adolescentes. Entre os destaques estão:

  • BCG – proteção contra formas graves de tuberculose;
  • Rotavírus – prevenção de diarreia e desidratação;
  • HPV – proteção contra quatro tipos do papilomavírus humano.

Campanha contra a gripe em 2025

O Paraná também ocupa o 3º lugar no País em cobertura vacinal dos grupos prioritários da gripe em 2025, com 53,92% da população de crianças, idosos e gestantes imunizados. O Estado ficou atrás apenas do Espírito Santo (55,40%) e do Piauí (57,73%), bem acima da média nacional, de 47,40%.

Saúde no Ranking de Competitividade

Esses resultados compõem o pilar de sustentabilidade social, em que o Paraná ocupa a 5ª posição nacional. O Estado também apresentou avanços em outros indicadores, como:

  • Mortalidade precoce (15 a 29 anos): subiu três posições, para o 7º lugar;
  • Redução da obesidade infantil: avanço de uma posição.

“O governador Ratinho Junior nos orienta a perseguir esses números. Eles refletem políticas públicas planejadas, investimentos e o trabalho de uma equipe comprometida com os paranaenses”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Ele destacou ainda que este é o segundo reconhecimento para a saúde do Paraná em menos de uma semana. A pesquisa Genial/Quaest, divulgada na sexta-feira (22), apontou que 47% da população aprova a gestão da saúde no Estado, o maior índice do Brasil, à frente de São Paulo (32%), Minas Gerais (35%) e Rio de Janeiro (23%).

Paraná segue entre os mais competitivos do País

Além do desempenho em saúde, o Paraná mantém-se como o 3º estado mais competitivo do Brasil, com nota 71,6, de acordo com o mesmo ranking. Essa é a quarta vez consecutiva que o Estado ocupa a posição, atrás apenas de São Paulo (81) e Santa Catarina (79,6).

você pode gostar também

Comentários estão fechados.