O Paraná registrou nesta quinta-feira (19) temperaturas recordes em diversas cidades, ao mesmo tempo em que acumulados de chuva e rajadas de vento intensas foram observados em várias regiões do Estado. Defesa Civil emite alerta de tempestades.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), diferentes municípios atingiram a temperatura mais alta de 2026 até o momento.
Em Cascavel, os termômetros marcaram 36,1°C. Francisco Beltrão registrou 35,3°C, enquanto Palotina chegou a 36,8°C e Nova Prata do Iguaçu atingiu 36,5°C. Goioerê (INMET) contabilizou 36,4°C, Nova Tebas 34,8°C, Santa Maria do Oeste 32°C e Clevelândia (INMET) 30,8°C.
Chuva acima de 10 mm em várias cidades
Além das altas temperaturas, diversas localidades registraram volumes de chuva superiores a 10 milímetros ao longo do dia. Em Antonina, o acumulado chegou a 60,2 mm. Bocaiuva do Sul registrou 29,2 mm e Campina Grande do Sul – Capivari somou 28,2 mm.
Outros municípios com precipitações acima de 10 mm foram Paranaguá – Posto Polícia Alexandra (12,8 mm), Pato Branco (12,2 mm), Guaraqueçaba – Sede (10,8 mm) e Guaraqueçaba – Reserva Natural Salto Morato (10,6 mm).
Em algumas localidades, a chuva veio acompanhada de rajadas de vento intensas. Às 19h45, Foz do Iguaçu registrou ventos de 61,9 km/h, Francisco Beltrão 70,6 km/h e, às 18h45, Pato Branco marcou rajadas de 58 km/h.
Risco de tempestades nesta sexta-feira
De acordo com o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, nesta sexta-feira (20) um sistema de baixa pressão atua entre o Paraguai, o norte da Argentina e o Sul do Brasil. O fenômeno favorece a formação de áreas e linhas de instabilidade que já avançam pelo Paraná desde a manhã.
As áreas de chuva se deslocam gradualmente de sudoeste para nordeste, alterando as condições do tempo em praticamente todo o Estado. Como o ambiente permanece aquecido e abafado, há risco de tempestades, com maior potencial no Noroeste, Norte, Campos Gerais e Leste, incluindo Curitiba e o Litoral.
No Norte, as temperaturas máximas devem variar entre 33°C e 35°C. Uma frente fria avança pelo oceano, ainda distante do território paranaense, mas influencia a mudança na direção dos ventos no setor Leste a partir da noite desta sexta-feira.
BR-277 terá desvio na Serra da Esperança para obras
Fim de semana terá muita chuva no Litoral
Com o deslocamento do sistema de baixa pressão em direção ao oceano ao longo do sábado, os ventos passam a soprar de leste e sudeste, transportando umidade do mar. A previsão indica acumulados superiores a 100 mm em algumas cidades do Litoral e volumes próximos de 200 mm na região da Serra do Mar nas próximas 24 a 48 horas.
No Leste do Estado, incluindo Curitiba e o Litoral, o sábado terá maior presença de nuvens e chuva frequente, o que limita a elevação das temperaturas. Já no interior, o tempo segue abafado, com risco de novas tempestades entre o Oeste, Noroeste e Norte, onde as máximas devem ficar próximas de 30°C.
No domingo, o interior permanece quente e úmido, com temperaturas próximas de 30°C e chuvas ocasionais, principalmente no período da tarde. A chance de tempestades diminui levemente. No Litoral e na região de Curitiba, a umidade transportada do oceano mantém o céu encoberto e favorece chuvas ao longo do dia.
Para segunda-feira, a instabilidade persiste em boa parte do Paraná devido à presença de ar quente e úmido, mantendo a previsão de chuva no início da próxima semana.





