O Paraná se destacou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 com sete escolas estaduais entre as 50 instituições públicas do País que não realizam processo seletivo e obtiveram as melhores médias, segundo levantamento do jornal O Globo. O resultado reforça a qualidade da educação pública paranaense e coloca o Estado como o terceiro com mais escolas no ranking, atrás apenas do Rio Grande do Sul (12 escolas) e São Paulo (oito).
O critério utilizado pelo ranking exclui colégios que adotam processos seletivos, garantindo uma avaliação mais justa entre as instituições que recebem todos os alunos da comunidade local.
Destaques do Paraná no Enem 2024
O Colégio Estadual Vila Alta, de Alto Paraíso, alcançou a sétima melhor média do Brasil e a primeira do Paraná, com 612,16 pontos. A escola, com cerca de 300 alunos, já acumula aprovações em vestibulares concorridos, como Medicina.
Para a diretora Ana Cristina Formigoni, o bom desempenho é reflexo do esforço conjunto. “Nossos professores trabalham com dedicação, e os alunos acreditam que podem sonhar alto, mesmo vivendo em uma cidade pequena”, afirmou.
Ela também destacou a importância do programa Ganhando o Mundo, que oferece intercâmbios internacionais para estudantes da rede estadual, como incentivo para ampliar horizontes e estimular a aprendizagem.
Na segunda posição estadual e décima nacional está o Colégio Estadual de Laranjeiras do Sul, com 604,34 pontos. Completam a lista:
- Colégio Estadual João Arnaldo (Toledo): 592,85
- Colégio Estadual Lucia Alves de Oliveira Schoffen (Altônia): 592,56
- Colégio Estadual Lauro Tavares (Rolândia): 591,55
- Colégio Estadual Octávio Tozo (Cascavel): 586,69
- Escola Estadual Juscelino Oliveira (Maringá): 584,02
Reconhecimento nacional e políticas públicas
Além do desempenho no Enem, o Paraná lidera o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre os estados brasileiros, segundo dados do MEC e do Inep. O avanço é resultado de investimentos do Governo do Estado em ensino integral, programas de intercâmbio, modernização de escolas, formação de professores e uso de tecnologias educacionais, como inteligência artificial no ensino da matemática.
Diretores de colégios premiados ressaltaram a combinação de metodologias consolidadas com recursos tecnológicos e foco nos resultados, garantindo alta aprovação em vestibulares e provas nacionais.
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